Jogos Paralímpicos Vídeo: já viu como um jogador invisual marca um penálti?
Grande penalidade apontada pelo brasileiro Jardiel Vieira Soares contra a França ajuda a explicar como funciona a marcação da mesma
Já alguma vez se perguntou como é que um jogador invisual marca um penálti, mesmo com um guarda-redes na baliza que não o é? Na terça-feira, um vídeo do encontro entre o Brasil e a França nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começou a fazer furor nas redes sociais, precisamente por causa de uma grande penalidade marcada pelo canarinho Jardiel Vieira Soares, que ajuda a explicar como todo o processo é feito.
Ora bem, nesta modalidade, à exceção dos guarda-redes, todos os jogadores de campo têm de ter uma das duas incapacidades: baixa incapacidade visual ou ausência de perceção de luz. Para que todos estejam em pé de igualdade, os futebolistas são obrigados a usar uma espécie de venda.
É precisamente este objeto que se vê a tapar os olhos do brasileiro durante o encontro e na marcação do penálti. Neste momento, o jogador prepara-se para bater a grande penalidade e vai tocando na bola com o pé, porque dentro desta está uma espécie de sino que o ajuda a ter noção da posição da mesma.
Resta bater o penálti e aqui há uma ajuda de um dos assistentes da equipa, novamente auditiva. Este vai atrás da baliza e escolhe para que lado o atleta deve rematar com um toque num dos postes da baliza. E a partir daí cabe ao jogador rematar com toda a pontaria e força para bater o guarda-redes, tal como fez Jardiel Vieira Soares.