Vauquelin vence, Oliveira em sexto, quarteto colado no topo
Segunda etapa do Tour foi bastante animada e deixou quatro candidatos com o mesmo tempo
Ao segundo dia do Tour, que ainda se corre em solo italiano, a segunda vitória de um ciclista francês.
Desta vez, foi Kevin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels), que sorriu isolado, depois de ter conseguido levar até ao fim uma fuga que teve Nelson Oliveira na frente de corrida durante muito tempo.
Nos últimos quilómetros, porém, o ciclista português não aguentou o ritmo do vencedor do dia e terminou no 6.º lugar, a 50 segundos de Vauquelin. Em estreia no Tour, o francês de 23 anos impôs-se no final dos 199,2 quilómetros entre Cesenatico e Bolonha, concluindo a prova em 4:43.42 horas.
O norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X) foi segundo, a 36 segundos de Vauquelin, enquanto o francês Quentin Pacher (Groupama-FDJ) fechou o pódio, 49 segundos depois do vencedor.
No que diz respeito à luta pela classificação geral, começou o show do duo do costume.
A 11 quilómetros do fim, no topo do monte San Luca, Pogacar atacou no pelotão e o único que o acompanhou foi Jonas Vingegaard, com a dupla que no ano passado protagonizou o duelo pela camisola amarela a mostrar logo na 2.ª etapa que, a menos que algo de extraordinário aconteça, este ano a vitória vai voltar a ser discutida por ambos.
Ainda assim, outros candidatos conseguiram recuperar e apanhar Pogacar e Vingegaard, o que faz com que quatro ciclistas vão partir para a 3.ª etapa com o mesmo tempo na liderança.
Será Pogacar (UAE-Emirates) a vestir de amarelo, mas com precisamente o mesmo tempo de Remco Evenpoel (Soudal Quick-Step), Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike) e Richard Carapaz (EF Education).
Richard Bardet fecha o top-5, a seis segundos do quarteto, depois de ter partido para a tirada vestido de amarelo.
João Almeida terminou no 31.º lugar, perdendo 2.42m para o vencedor da etapa e 21 segundos para o grupo da frente. Rui Costa, o outro português que está no Tour, terminou no 50.º lugar, a 4.52m do vencedor.