Van Der Poel vencedor em Madrid
Neerlandês competiu no critério e na prova de eliminação e de fundo
Mathieu Van Der Poel (Alpecin) brilhou nas avenidas de Madrid envergando e camisola arco-íris de campeão do mundo, competindo na prova de eliminação e de fundo.
O neerlandês que conquistou em agosto na cidade de Glasgow o seu primeiro titulo de campeão do mundo, ao cortar a meta com a vantagem de 1,37 m para Wout Van Aert (BEL) e 1,45 m para Tadej Pogaçar (SLO), brilhou no Critério de Madrid no qual venceu a prova de fundo, perante uma multidão que aplaudiu o vasto pelotão que proporcionou um emocionante espetáculo com a meta instalada na Gran Via Van Der Poel foi a principal atração da competição madrilena, o neerlandês que distribuiu autógrafos na companhia de Alberto Contador num estabelecimento na Plaza Callao, horas antes se montar a bicicleta e se mostrar nas principais avenidas no coração da capital espanhola. Na corrida de eliminação num percurso com 27,5 km venceu o veterano Luís León Sanchez (Astana) que se despediu da modalidade como profissional, depois de mais de 20 anos como ciclista profissional, iniciada na Liberty Sanitas em 2004.
Na prova de fundo com vinte voltas a um circuito na Gran Via com o perímetro de 1,1 km o vencedor foi Mathieu Van Der Poel, que comandou o grupo no ultimo quilómetro e se isolou para ser primeiro na meta. Com a vitória em Madrid, Van Der Poel substitui no palmarés Tadej Pogaçar (Emirates) que venceu em 2022 a primeira edição. «Vim a Madrid para me divertir. As pessoas foram muito simpáticas comigo e foi muito interessante correr em Madrid», afirmou Van Der Poel no final da corrida.
Também marcaram presença na corrida madrilena, Oier Lazkano, Carlos Verona (Movistar), Juan Ayuso, Marc Soler (Emirates), Juan José López (Lidl-Trek), Omar Fraile ((Ineos) e Christian Rodriguez (Arkéa) entre muitos outros.