Triatlo: Vasco Vilaça no quarto lugar do Mundial

Triatlo: Vasco Vilaça no quarto lugar do Mundial

MAIS DESPORTO24.09.202300:18

Português entrou para a etapa final na terceira posição, mas o 14.º lugar em Pontevedra, Espanha, atirou o triatleta para fora do pódio

Vasco Vilaça terminou este sábado o Mundial de triatlo na quarta posição após a realização da etapa final em Pontevedra, Espanha, onde o francês Dorian Coninx sagrou-se campeão mundial.

Vasco Vilaça partiu para a prova realizada no país vizinho no terceiro lugar da classificação geral, ou seja, em condições de lutar por um lugar no pódio, mas o 14.º posto, com o 1.43,45 horas, ditou a queda para a quarta posição.

Vasco Vilaça esteve sempre nos lugares cimeiros nos segmentos de natação (1,5 quilómetros) e ciclismo (40 km), chegou mesmo na liderança na transição para a corrida (10 km), mas depois quebrou e terminou em 14.º, imediatamente atrás do compatriota Ricardo Batista (1.43,31 horas).

Já o francês Dorian Coninx, quinto classificado antes desta última prova, venceu em Pontevedra com a marca de 1.42,22 horas e sagrou-se campeão mundial, deixando os restantes lugares do pódio para o neozelandês Hayden Wilde (vice-campeão) e para o seu compatriota Léo Bergère, campeão de 2022.

O pódio desta etapa espanhola foi constituído por Dorian Coninx, Tim Hellwig (Alemanha, 1.42,22 h) e Pierre Le Corre (França, 1.42,22 h).