Tadej Pogaçar supremo no Paris-Nice

Ciclismo Tadej Pogaçar supremo no Paris-Nice

CICLISMO12.03.202317:55

Tadej Pogaçar concluiu a primeira presença no Paris - Nice de forma soberba, confirmando ser o melhor ciclista da atualidade, possuidor de um talento ímpar e ambição descomunal, um corredor completo em todo os terrenos e um lutador de excelência.

Na última etapa com partida e chegada a Nice que incluía cinco contagens de montanha, o ciclista da UAE-Team Emirates escolheu como palco para se exibir a subida para o Col d’Éze, que lhe permitiu dizimar o grupo dos perseguidores e vencer isolado na capital da Côte d’Azur.

A etapa curta com apenas 117,5 km, começou rápida e muito nervosa com sucessivos ataques de homens importantes como Poels, Goossens e Tratnick, para os quais a armada do Médio Oriente destacou Wellens e Grobschartner para controlarem a situação e endurecerem a corrida até à entrada da ultima subida.

Com Gaudu (Groupama), Vingegaard (Jumbo), Yates (Jayco) e Jorgenson (Movistar) sem iniciativa, Pogaçar decidiu arrancar para outra grande exibição atacando a meio da subida do Col d’Éze e vencer a terceira etapa na competição, confirmando o primeiro lugar na geral, pontos e juventude, registando a nona vitória da temporada em 11 dias de corridas.

«Sempre foi um objetivo e um sonho vencer o Paris - Nice e isso é inacreditável. Nunca tinha participado nesta corrida porque nos últimos dois anos competi no Tirreno - Adriático. Sempre me tenho sentido bem nas primeiras corridas da temporada com aconteceu este ano na Andaluzia e no Paris - Nice», afirmou Pogaçar que sobre a ultima etapa rematou: «Como se costuma dizer a melhor defesa é o ataque. Conheço muito bem estas estradas onde faço os meus treinos, sabia como as pernas se sentiam e ataquei para vencer. A competição foi muito boa e é especial estar no pódio com Gaudu e Vingegaard, porque são corredores de primeira classe».

Rui Oliveira (Emirates) finalizou no 93.º lugar da geral, numa corrida em que foi um dos importantes gregários de Pogaçar.