Kokçu prova que joga melhor na posição 10
Orkun Kokçu, médio do Benfica (Foto: IMAGO / Maciej Rogowski)

Kokçu prova que joga melhor na posição 10

NACIONAL20.05.202408:15

O turco do Benfica marcou quatro golos e fez uma assistência nos últimos sete jogos

Kokçu, médio internacional turco de 23 anos, contratado no início da temporada ao Feyenoord por €25 milhões, mais €5 milhões possíveis em bónus (a compra mais cara da história do Benfica), terminou 2023/2024 em alta, conseguindo justificar um pouco a ideia que em março o levou a dar uma entrevista não autorizada pelos encarnados e causou grande desconforto no clube.

«Dêem-me o papel certo no Benfica!»

16 março 2024, 08:11

«Dêem-me o papel certo no Benfica!»

Orkun Kokçu sente que as suas maiores qualidades como jogador não têm sido potencializadas na Luz e está revoltado por não conseguir mostrar realmente que tipo de jogador é

Roger Schmidt apostou quase sempre em Kokçu como médio-centro, numa dupla com João Neves no meio-campo, mas o turco, na referida entrevista, a um jornal neerlandês, queixou-se de estar a ser mal utilizado e que por isso não estava a render o que podia.

As declarações levaram ao afastamento temporário de Kokçu, primeiro da convocatória e depois da titularidade, mas quando o treinador alemão o voltou a chamar foi para o utilizar na posição 10 (que é também o número que usa na camisola) e o rendimento dele subiu.

Kokçu foi titular em cinco dos últimos sete jogos da temporada, praticamente sempre a jogar atrás do ponta de lança. Em consequência da maior proximidade da baliza do adversário, o criativo marcou quatro golos — a Moreirense, Farense, Arouca e Rio Ave — e ainda fez uma assistência para golo — no jogo com o SC Braga.

Dessas partidas, o Benfica venceu quatro, perdeu duas — fora com Marselha e Famalicão — e empatou na última jornada da Liga em Vila do Conde, com o Rio Ave.

Kokçu exibiu-se a um bom nível na globalidade dos sete jogos e mais próximo do rendimento no Feyenoord — em 2022/2023, marcou 12 golos e fez cinco assistências em 46 jogos. Esta época, pelos encarnados marcou sete golos e fez 11 assistências em 43 jogos.

O habitual titular do lugar era Rafa Silva, que terminou contrato e saiu depois de oito anos a representar o Benfica. Embora Kokçu ofereça uma ideia diferente de jogo — mais de posse e condução, diferente das características de segundo avançado de Rafa —, aumentam as possibilidades do turco se afirmar na nova temporada no lugar onde gosta mais de jogar e onde, analisando este final de época, rende mais.

O plano, porém, está sempre condicionado às movimentações no mercado de transferências deste verão. Não só é possível que a SAD benfiquista mexa no ataque e o reforce com jogadores diferentes, como a continuidade de Kokçu não pode ser observada como uma certeza absoluta.