Sydney de boa memória para Bonvalot

Surf Sydney de boa memória para Bonvalot

SURF16.05.202318:22

O GWM Sydney Surf Pro, segunda etapa do Challenger Series (CS), circuito de qualificação para o Championship Tour (CT 2024), traz boas memórias a Teresa Bonvalot.

No ano passado, em Manly Beach, alcançou o primeiro e único triunfo no CS, vitória que viria a catapultá-la para o 3.º lugar do ranking (terminou em 5.º, ex-aequo com Sophie McCulloch, apurada para o Circuito Mundial-CT).    

Este ano, atual nona da hierarquia da segunda divisão do surf mundial, Teresinha, top seed, tem já lugar reservado na ronda 32 da competição que muda de praia, para North Narrabeen, 30 quilómetros a norte de Sydney.

Na segunda paragem da perna australiana, cujo período de espera decorre de 17 a 24 de maio, Carolina Mendes, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins, as restantes três portuguesas no quadro feminino, entram em ação na ronda de abertura. Carol Mendes, 17.ª da hierarquia, é a primeira a entrar na água (4.ª bateria), seguida por Kika Veselko (9.ª), que terá a brasileira Sophia Medina, irmã de Gabriel Medina, tricampeão mundial, como uma das adversárias. Yolanda Hopkins (17.ª), campeã europeia da Liga Mundial de Surf (WSL), fecha a ronda num combate a envolver Pauline Ado, vice-campeã europeia.

Frederico Morais, ex-CT e top seed, único português no quadro masculino, surge no terceiro heat da ronda 64. Reencontra Carlos Muñoz, surfista da Costa Rica que, tal como Kikas, foi rebaixado da elite, em 2022, após uma lesão contraída no Billabong Pro Pipeline (onde defrontou Frederico Morais) o ter afastado por longo período da luta pela manutenção no Championship Tour.

«A preparação está feita...agora é all in», escreveu nas redes sociais o português de 31 anos.

Ao contrário do sucedido no arranque do Challenger Series 2023, em Snapper Rocks, não há surfistas do circuito mundial entre os 128 atletas em prova.