Surf: Kika Veselko nos quartos do Ericeira Pro
Francisca já garantiu o seu melhor resultado no Circuito. Teresa Bonvalot, que sábado completa 24 anos, registou o 9.º lugar pela terceira vez na temporada
Francisca Veselko está nos quartos de final do EDP Vissla Ericeira Pro 2023, penúltima etapa do Challenger Series 2023 (CS), a decorrer em Ribeira d’Ilhas, Ericeira e já alcançou o melhor resultado, até à data, no Circuito que atribui cinco vagas femininas e dez masculinas para o Championship Tour (CT). Competição de elite da Liga Mundial de Surf (WSL). Quanto a Teresa Bonvalot, terminou a prova na 9.ª posição.
Kika Veselko eliminou Sawyer Lindblad (13,04 pontos), número 3 do ranking CS, ao ser pontuada com um score de 14,17 pontos, em 20 possíveis (7.50 + 6.67). «Fui paciente, [no set] olhei para trás e vi que vinha melhores ondas. Ela [Sawyer Lindblad] apanhou a primeira e eu a segunda que deu para virar a bateria. Ainda bem que apanhei a onda certa [7,50 pts], exclamou a campeã mundial júnior WSL, sem revelar a estratégia montada com o treinador.
«É o meu melhor resultado [no Challenger Series]», disse a surfista n.º 22 da hierarquia que somou dois nonos lugares na dupla perna australiana, em maio, no Gold Coast Pro e Sydney Surf Pro.
Defrontará agora Zoe Benedetto, surfista norte-americana que afastou Teresa Bonvalot na ronda 16 da paragem portuguesa do CS. Teresinha, 11.ª do ranking, alcança pela terceira vez o 9.º lugar esta temporada na segunda divisão do surf mundial, depois de ter alcançado os oitavos no Gold Cost Pro (Austrália), no arranque do Challenger Series (maio) e no US Open of Surfing, nos EUA, em julho.
Bonvalot (13,77 pts), que este sábado celebra o 24.º aniversário, acabou por perder a liderança da bateria após mais uma nota de excelência de Benedetto (15 pts), o terceiro oito alcançado na etapa portuguesa, depois de ter sido premiada com um 8,50 na ronda inaugural.