Sabe quanto ganhou Pogacar com o ouro do Mundial? Mal deu para a viagem
Vencedor do Tour e do Giro já amealhou cerca de 1,5 milhões de euros em prémios esta temporada, mas o histórico ouro dos Mundiais valeu apenas... mil euros
A estrela do ciclismo mundial não se queixou e também não tem razão para tal, a ser verdade que o seu salário ronda os 6 milhões anuais, mas os jornalistas eslovenos que acompanham a modalidade estão boquiabertos com o prémio financeiro dedicado ao campeão do Mundo.
Os Mundiais em Zurique foram um dos maiores espetáculos de ciclismo de que há memória e a UCI ganhou milhões de euros pagos pela cidade suíça para sediar o evento. As televisões alcançaram picos recordes de audiência nesta temporada. Contudo, a distribuição dos lucros é como uma migalha para o vencedor. «O que Pogacar ganhou com a exposição dá-lhe o suficiente para pagar um voo de primeira classe no regresso à Eslovénia e pouco mais...», afirmou um conhecido jornalista esloveno,
Pogacar recebeu 8.000 euros por vencer o evento, o medalhado de prata, Ben O'Connor, recebeu metade e o de bronze, Mathieu van der Poel, recebeu 2.000 euros. Ora, no Mundial existe uma regra não escrita de que os prémios são distribuídos entre os oito elementos da equipa, pelo que, no caso do ciclista esloveno, apenas 1.000 euros acabaram por entrar no seu bolso.
A imprensa eslovena fez as contas à epoca do fenómeno Pogi e considerou embaraçoso o prémio do Mundial.
Então vejamos: Pogacar ganhou este ano 621.180 euros no Tour e 414.751 mil Giro d'Italia. Cada vitória num etapa vale, por exemplo, 11 mil euros. Por ter vencido a Strade Bianche, o corredor ganhou 16.000 euros e cerca de 20.000 euros por ter vencido Liège-Bastogne-Liège. Continuando as contas, O ciclistas da UAE Emirates enriqueceu a sua conta com 34.000 euros numa corrida de várias etapas na Catalunha, onde venceu quatro etapas e a geral em sete dias.
E poderiam continuar a somar-se triunfos até ao valor final que, de acordo com a imprensa, esta época rondará os 1,5 milhões de euros.