Richard Carapaz conquista etapa rainha da Volta à Romandia
Equatoriano campeão olímpico de fundo em Tóquio-2020 vence montanhosa jornada na corrida suíça e o espanhol Carlos Rodriguez arrebata a camisola amarela ao compatriota Juan Ayuso
Richard Carapaz venceu a etapa rainha da Volta à Romandia, este sábado, uma ligação montanhosa entre Saillon e Leysin, na Suíça, com a meta a coincidir com o cume de uma subida de 14 km a 5,9% de inclinação média.
O equatoriano da EF Education-EasyPost isolou-se a dois quilómetros da chegada, resistindo, por poucos metros, ao jovem alemão Florian Lipowitz (BORA-hansgrohe), de 23 anos, a surpresa da jornada.
Batido pelo surpreendente germânico nos derradeiros 300 metros, o espanhol Carlos Rodríguez (INEOS Grenadiers) concluiu a etapa a 10 segundos daquele duo e arrebatou a camisola amarela ao compatriota Juan Ayuso (UAE Emirates).
O catalão perdeu 44 segundos (11.º classificado) e desceu à 5.ª posição da geral, a 27 s de Rodriguez, antes da 5.ª e última etapa, no domingo.
Carlos Rodriguez lidera com 7 segundos sobre o segundo classificado Aleksandr Vlasov (BORA -hansgrohe) - quinto na etapa aos 14 s -, logo atrás de Enric Mas (Movistar) – e com 8 s de Florian Lipowitz. O belga Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) é o quarto, a 21 s do líder da geral.
Nelson Oliveira (Movistar) terminou a etapa na 46.ª posição, a 11.28 minutos do vencedor, e Ivo Oliveira (UAE Emirates) na 128.ª, a 28.51 m de Richard Carapaz. Na geral, Nelson é 52.º a 22.36 m e Ivo 108.º a 44.31 m.