Portugueses atacam corridas de fundo dos Mundiais
Hoje competem os juniores

Portugueses atacam corridas de fundo dos Mundiais

CICLISMO25.09.202417:03

De quinta a domingo correm-se as provas 'em linha' em Zurique e todas com participação de portugueses. Os juniores são os primeiros e os elites masculinos encerram a competição

A partir de quinta-feira arrancam as corridas de fundo do Campeonato do Mundo ciclismo de estrada em Zurique, na Suíça, e esta manhã com as provas de juniores, femininos e masculinos, em que participam corredores portugueses.

Às 9.00 horas partem Maria Constança Marques e Raquel Dias para a corrida de 73,6 quilómetros, com início em Uster e final em Zurique, num circuito em redor da cidade-sede do Mundial, com 26,9 quilómetros de perímetro e um traçado com relevo acidentado. As corredoras juniores terão de completar 1,5 voltas do circuito.

Às 13.15 horas será a vez de Daniel Moreira e José Miguel Moreira enfrentarem 127,2 quilómetros, que inclui três voltas e meia ao redor de Zurique.

Sexta-feira, às 11.45 horas, será dado o tiro de partida para corrida de fundo de sub-23 masculinos (173,6 km, incluindo quatro voltas e meia ao circuito final). Portugal estará representado pelo vice-campeão mundial de 2023, António Morgado, e ainda por Alexandre Montez, Daniel Lima, Gonçalo Tavares e Lucas Lopes.

«São corredores de grande experiência internacional, o que nos dá garantias de podermos trabalhar para um bom resultado», considera o selecionador nacional masculino, José Poeira, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

No sábado, a partir das 10.45 horas, Ana Caramelo e Daniela Campos competem na prova de elites, com extensão de 154,1 km (quatro voltas e meia ao circuito de Zurique) e que estabelecerá igualmente a classificação de sub-23, para a qual é elegível Daniela Campos.

A prova de fundo de elites masculinos será no domingo com a participação de Afonso Eulálio, Ivo Oliveira, João Almeida, Nelson Oliveira, Rui Costa e Rui Oliveira. Às 9.30 horas, partida para um percurso de 273,9 km com 4470 metros de desnível positivo acumulado, incluindo sete voltas e meia ao circuito de Zurique.