Portugal garante duas quotas no esqui alpino para os Jogos 2026
Tina é uma das mascotes, juntamente com Milo, dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026

Portugal garante duas quotas no esqui alpino para os Jogos 2026

JOGOS OLÍMPICOS08.04.202500:59

Federação internacional confirmou que o país tem direito aos lugares, um em cada sexo, devido à pontuação. Ainda existe a hipótese de mais uma para o sector feminino.

Portugal assegurou duas quotas, uma masculina e uma feminina, no esqui alpino para os Jogos de Inverno Milão-Cortina2026, anunciou o Comité Olímpico de Portugal, que assim amplia para três a sua Missão de atletas para Itália.

Segundo o COP, os esquiadores lusos pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS e, perante os critérios de qualificação da Federação Internacional de Esqui, automaticamente Portugal assegurou duas vagas.

Portugal pode ainda ter mais uma vaga, no esqui alpino, dado estar ainda em condições de elegibilidade de uma outra esquiadora.

Ariana Haben Ribeiro, Emeric Guerillot, Ricardo Brancal e Manuel Ramos fazem parte do Programa de Preparação Olímpica, em esqui alpino, com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal a anunciar os convocados na última semana de 2025.

Antes, Portugal já tinha garantido uma vaga no esqui de fundo, garantida por José Cabeça, devido ao 17.º lugar na prova de cross country de 7,5 quilómetros realizada durante os Mundiais de Trondheim, na Noruega.