Pogacar vence em Saitama
Tadej Pogacar ganha no Japão (D. R.)

Pogacar vence em Saitama

CICLISMO05.11.202317:20

Sepp Kuss e Peter Sagan completaram o pódio à frente de um pelotão de estrelas

Tadej Pogacar venceu o Critério de Saitama, Japão, finalizando a temporada com o registo de 17 triunfos, que incluem duas etapas na Volta a França. Envergando a camisola branca de vencedor da juventude no Tour, Pogacar bateu, no sprint final, Sepp Kuss (Jumbo-Visma) e Peter Sagan (TotalEnergies), numa competição organizada pela ASO com a distância de 60 km, disputado num circuito urbano com o perímetro de 3,5 km repleto de público.

O ataque de Peter Sagan a 10 km da meta fragmentou o pelotão, que se preparava para uma chegada massiva, sendo que Kuss e Pogacar ficaram na roda do eslovaco. Chris Froome (Israel), Attila Valter (Jumbo-Visma) e Egan Bernal (Ineos) foram os que mais trabalharam para neutralizarem, sem sucesso, o trio da dianteira, com a ajuda de Mark Cavendish (Astana) e Giulio Ciccone (Lidl-Trek), que venceram respetivamente os sprints especiais e a montanha.

Foi a 9.ª edição do Critério de Saitama que em 2022 teve cerca de 100.000 espetadores a assistirem ao evento transmitido em direto pela televisão e que também contou coma presença de Alejandro Valverde, Pello Bilbao e Jonas Vingegaard vencedor da Volta à França. Entre os vencedores as edições anteriores, encontram-se Mark Cavendish (2017), Peter Sagan (2016), Yukiya Arashiro (2019) e Jasper Philipsen (2022).