Pogacar agradeceu apoio dos ciclistas

Ciclismo Pogacar agradeceu apoio dos ciclistas

CICLISMO20.07.202321:27

Tadej Pogacar (da Emirates) agradeceu o apoio recebido por parte dos ciclistas (e tabém dos seus admiradores) da Volta a França um dia depois de colapsar no Col de la Loze, fracasso para o qual ainda não tem uma explicação, e dois após a frustrante prestação no contrarrelógio, dupla jornada que deixou o esloveno a 7.35 minutos do líder, o dinamarquês Jonas Vingegaard.

«O início foi muito duro, mas muitos corredores vieram ter comigo na partida para a 18.ª etapa. Obrigado a todos os que me animaram, acabei por recuperar um pouco de ontem [quarta-feira]», assinalou o vencedor do Tour de 2020 e 2021.

«Em relação a ontem, não sei o que aconteceu. Não há uma verdadeira explicação. No geral, posso estar satisfeito, porque estou a regressar de uma lesão e não treinei assim tanto», lembrou.

Com efeito, Pogi esteve quase dois meses parado devido a uma queda no final de abril, na Liège-Bastogne-Liège, que resultou na fratura do pulso esquerdo.

A uma semana do início do Tour (1 de julho, em Bilbao), competiu nos campeonatos nacionais do seu país, a Eslovénia, onde conquistou os títulos de fundo e contrarrelógio.

«Estava bastante otimista, as primeiras duas semanas correram super bem. Talvez a forma não fosse a ideal para o Tour. Todas as pequenas coisas contam», sublinhou.

Ainda assim, o chefe de fila da Emirates faz um balanço positivo deste Tour.

«Quando olhas para o panorama global, o segundo lugar é bastante bom. E ainda temos o terceiro lugar da geral [Adam Yates]. Tivemos a camisola amarela uns dias, duas vitórias de etapa e vamos tentar outra. Vamos lutar por estar no pódio com os dois e podemos estar orgulhosos».

Recorde-se que hoje o esloveno de 24 anos chegou integrado no pelotão (tal como Jonas Vingegaard) numa etapa, a 18.ª, ganha pelo dinamarquês Kasper Asgreen (da Soudal Quick-Step).