Pesadelo na Austrália para Kikas
Kikas. Cait Miers/WSL

Pesadelo na Austrália para Kikas

SURF10.05.202409:22

Frederico Morais termina em 49.º no Sydney Surf Pro, 2.ª etapa do Challenger Series. Eliminado na primeira ronda nas duas paragens na Austrália.

A Austrália não será um sítio de boas recordações para Frederico Morais na temporada 2024 do Challenger Series (CS).

Depois de ter sido eliminado na ronda 64 do Bonsoy Gold Coast Pro, em Snapper Rocks, na 1.º etapa do circuito de secundário da Liga Mundial de Surf (World Surf League) que serve de (re)qualificação para o Championship Tour (CT), Kikas volta a ser eliminado assim que entra na água.

No Sydney Surf Pro, segunda paragem da perna australiana, o surfista português despromovido do CT por ter falhado o cut do meio da temporada, foi 4.º e último classificado no heat 5 da ronda 64, ao somar um score combinado de 9,57 pontos (6,07+3,50). 

Kikas despede-se da Austrália num 49.º posto no exato local, Narrabeen, em que alcançou o 5.º lugar em 2023, ano em que conseguiu a requalificação para o CT. 

Antes, no Gold Coast Pro, Frederico Morais, 32 anos, terminou em 33.º lugar na primeira de seis provas do Challenger Series. 

Somadas as duas etapas australianas, contabiliza 1300 pontos e deverá afastar-se, e muito, da linha das 10 vagas de acesso à elite mundial, em 2025. Descartadas as duas prestações na Austrália para efeitos de ranking, o objetivo de requalificação fica à distância das quatro restantes etapas e dos quatro resultados que faltam no circuito secundário da WSL.