Mercado FC Porto: Pepe sem renovação garantida
Pinto da Costa tinha acordo por mais um ano se ganhasse as eleições; com continuidade (ou não) de Conceição, cenários de sair ou ficar estão sobre a mesa; amanhã espera ser convocado para o Europeu da Alemanha, mesmo estando lesionado...
A horas de ser divulgada a convocatória de Roberto Martínez para o Campeonato da Europa da Alemanha, o futuro de Pepe continua a ser bastante incerto. O defesa-central, de 41 anos, termina contrato com os dragões e, como sempre, fará uma avaliação no final da época para ver se está em condições físicas para prosseguir carreira mais um ano.
Durante a campanha eleitoral, Pinto da Costa anunciou ter um acordo para a prorrogação do seu vínculo laboral por mais uma época, mas dado os resultados das urnas o cenário pode mudar de figura. «O Pepe é um jogador de grande utilidade, tem um contrato assinado comigo para mais um ano, só que pediu para não o meter, pediu para eu só o meter na Liga depois das eleições. Mas já tenho o contrato assinado com ele. Portanto, não é pensar em convencer ninguém, eu tenho que pensar no futuro do FC Porto. E como eu penso que o Pepe tem 41 anos, mas joga o que joga, ainda é o titular da Seleção Nacional, que é que me interessa que tenha 41? Se ele joga, se tiver 21 que não jogue, o que é que me interessa ele ser novo? Nada», referiu na altura o presidente cessante, acrescentando: «Isso depende do Pepe, assinou contrato em que se, eu continuar como presidente, ele continua a jogar. Se eu não continuar, será ele que terá que conversar com quem vier para ver se continua ou não».
A questão agora prende-se com a vontade da Direção de André Villas-Boas em continuar com o experiente futebolista, mas também do próximo treinador, que pode não ser Sérgio Conceição.
O facto de Pepe ter 41 anos e de durante a época ter sido assolado por várias lesões terá peso na decisão final das duas partes. O jogador tem uma relação de grande proximidade com Pinto da Costa, como fez questão de expressar numa mensagem que colocou nas redes sociais pouco tempo antes da tomada de posse de André Villas-Boas.
O dossiê que será analisado após a final da Taça de Portugal e antes do Europeu, pois André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa querem fechar o plantel versão 2024/2025 o mais cedo possível, em articulação, claro, com o treinador que escolherem...