Orluis Aural novo líder na Croácia

Orluis Aural novo líder na Croácia

CICLISMO30.09.202319:42

Venezuelano venceu a etapa ao 'sprint' e conquistou a camisola amarela

O venezuelano Orluís Aular (Caja Rural) e vencedor da Volta ao Alentejo em 2022 e 2023, é o novo líder da Volta à Croácia, cumprida a 5.ª e penúltima etapa percorrida entre Crikvenica e Ozalij na distância de 189 km.

Com a subida de Breze (1.ª cat.) nos primeiro quilómetros, a Caja Rural decidiu endurecer a etapa para eliminar alguns dos principais velocistas, entre os quais o português Iuri Leitão (Caja Rural).

Com um grupo de 49 corredores na frente, o final acabou por ser caótico em Crinenica. Na chegada a Ozalij, na luta pela vitória e bonificações, o americano Magnus Sheffield (Ineos), arriscou em demasia no último quilómetro e sofreu uma aparatosa queda ao bater com a roda dianteira no lancil da estrada da qual resultaram múltiplas escoriações. 

Orluís Aular, que marcava a roda de Alexander Kristoff (Uno-X), superou o norueguês no sprint final e subiu ao pódio como novo líder da e tendo Ethan Hayter (Ineos) a completar os lugares de honra.

Com a revolução na geral, Orluís Aular parte para a 6.ª e derradeira etapa totalmente plana entre Samobor-Zagreb com 157,5 km, que apresenta um  percurso para velocistas, com a diferença de 9s para Ethan Hayter (Ineos) e Magnus Sheffield (Ineos), 12s para Alexander Kristoff (Uno-X) e 14s para Nicoló Parisini (Q36,5). 

Iuri Leitão, que passou por dificuldade na subida para a contagem de montanha, com a tática da equipa a correr para os primeiros lugares não conseguiu recuperar e cortou a meta num dos grupos mais atrasados. na 95.ª posição com mais 5,51m que o vencedor, descendo 17 posições na geral que o colocam no 85.º lugar, a 32,26 m do venezuelano. 

O ciclista minhoto tem na última etapa a possibilidade de discutir as primeiras posições num percurso plano e com final para velocistas embora sujeito à planificação tática da Caja Rural que tenterá defender o primeiro lugar de Orluís Aural na geral e nos pontos.