O Sonho do CT começa na Austrália

Surf O Sonho do CT começa na Austrália

SURF05.05.202318:24

O sonho de integrar o Championship Tour (CT 2024) vive na cabeça dos 80 surfistas masculinos e 64 femininos presentes no arranque do Challenger Series (CS), no Boost Mobile Gold Coast Pro, em Snapper Rocks, Austrália, 6 a 13 de maio, etapa que marca início da campanha de qualificação para o circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL).  

Após seis provas mundiais com passagem pela África do Sul, Estados Unidos e Portugal (Ericeira, de 1 a 8 de outubro), das quais somente quatro são contabilizáveis para efeitos de ranking, Frederico Morais, ex-CT, Teresa Bonvalot, 6.ª do CS, em 2023, Yolanda Hopkins, campeã europeia WSL, Carolina Mendes e Francisca Veselko, campeã mundial júnior, ambicionam estar no top 10 masculino e top 5 feminino no final da última paragem, no Rio de Janeiro, Brasil, em finais de outubro e qualificarem-se para o Championship Tour.

«O ano passado foi muito difícil. Acho que tudo acontece por uma razão e aprendi muito com isso, o que é bom. Também tive a oportunidade de competir em alguns eventos do CT este ano como wildcard, e ver como tudo funciona, deu-me muita motivação para me tornar uma competidora em tempo inteiro nesse nível», confessou, ao site da WSL, Teresa Bonvalot. Entrará em ação na ronda 32, bateria 7.

«Primeiro Challenger do ano. O objetivo é só um: voltar ao Tour», escreveu Kikas, nas redes sociais. O surfista que falhou a requalificação via Challenger Series, no ano passado, após ter caído no cut (corte) de meio da temporada do circuito mundial em 2022, inicia a época na ronda 64, heat 4. Kika Veselko e Carolina estão na mesma bateria (6) da ronda 48, enquanto Yolanda entra na bateria seguinte.

Na Austrália, a segunda divisão do surf mundial receberá surfistas despromovidos no cut à espreita da requalificação para a elite, entre os quais, Sally Fitzgibbons e Kolohe Andino (EUA), além dos campeões mundiais, Kelly Slater, 11 títulos e Stephanie Gilmore, oito troféus, em plano de treino durante a pausa do CT.

CALENDÁRIO CHALLENGER SERIES 2023:

1.ª Maio 6-13: Boost Mobile Gold Coast, Austrália

2.ª Maio 17-24: GWM Sydney Surf Pro, Austrália

3.ª Julho 2-09: Ballito Pro, África do Sul

4.ª Julho 29-06: US Open of Surfing, Estados Unidos da América

5.ª Outubro 1-08: EDP Vissla Pro Ericeira, Portugal

6.ª Outubro 14-21: Corona Saquarema Pro, Brasil