Surf Marta Paço e Camilo Abdula campeões europeus
O campeonato da Europa de parasurfing só termina esta sexta-feira em Valdoviño, Espanha, mas Portugal já garantiu quatro medalhas, sendo que Marta Paço e Camilo Abdula arrecadaram as de ouro, Hugo Madruga a de prata e Hugo Rocha conquistou a de bronze. Apenas Tomás Freitas, quarto classificado, ficou fora do pódio.
Marta Paço, bicampeã mundial, foi a primeira a conquistar o título de VI 1 feminino, de surfistas cegas, superando a espanhola Carmen Lopez na final. Hugo Rocha foi quem discutiu a final seguinte na classe Stand 2, não chegou aos dois primeiros lugares do pódio, mas ficou no terceiro.
Camilo Abdula não deu hipótese à concorrência na final de Stand 1, classe na qual Hugo Madruga, segundo classificado, deu a dobradinha a Portugal.
Tomás Freitas, em kneel open, encerrou a jornada com um quarto lugar.
«Foram só boas notícias. Os nossos atletas não desiludiram e surfaram de forma excelente. Dos oito atletas, conseguimos colocar sete em finais, não poderíamos esperar melhor», elogiou Tiago Prieto, o técnico nacional responsável pela Seleção. «Com estes resultados estamos na luta pelo título europeu, embora Espanha tenha equipa completa e nós não, pelo que estamos em desvantagem. Mas acredito que, na pior das hipóteses, seremos, sem dúvida, vice-campeões europeus», constatou Tiago Prieto.
Portugal encerra, esta sexta-feira, a participação neste Europeu com Pedro Palma e Afonso Faria a competirem na final de Prone 2.