Volta a Portugal Linarez vence 1.ª etapa, Reis mantém amarela
O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu a 1.ª etapa da Volta a Portugal, esta quinta-feira, impondo-se, ao sprint, à frente do pelotão em Ourém, após 188,5 quilómetros com início em Anadia (Sangalhos).
Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) manteve a camisola amarela conquistada na véspera, no prólogo em Viseu, com o mesmo tempo do vencedor da primeira etapa, Leangel Linarez, após ter amealhado dois segundos de bonificação em metas intermédias.
Linarez bateu os checos Daniel Barbor e Tomás Bárta (ambos da espanhola Caja Rural), segundo e terceiro, respetivamente, na tirada.
A fuga da original da etapa formou-se logo ao primeiro quilómetro, integrando Adrian Zuger (Bike AID), Bart Buijk (Universe Cycling Team), Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense) e João Macedo e Diogo Narciso (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car).
Todavia, logo após a contagem de montanha na Serra do Buçaco (23,4 km), Zuger perdeu o contacto com o grupo da dianteira, recuando para o pelotão, comandado pela Aviludo-Louletano, e mais tarde, ao quilómetro 117, antes da subida para a Ferreira do Zêzere, também Bart Buijk descolou, deixando em fuga apenas o duo da Credibom.
João Macedo (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), o último resistente de um quinteto que formou a fuga inicial do dia, foi absorvido pelo pelotão a 20 quilómetros da meta, no início da contagem de montanha (3.ª categoria) em Fátima, e pouco tempo depois de o seu companheiro de equipa Diogo Narciso, também integrante na mesma aventura, tê-lo deixado isolado na frente.
Naquela ascensão final, ainda a 13 quilómetros da meta, assistiu-se a vários ataques no pelotão que implicaram alterações de ritmo, incluindo do candidato Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), que o selecionou, embora sem provocar baixas entre os principais figuras aos lugares cimeiros da classificação geral.
Na subida para Fátima destacou-se César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), um dos trepadores da equipa axadrezada, permitindo-lhe vencer a contagem para a camisola da montanha, mas não mais de 15 segundos para o pelotão em feroz perseguição e a cinco quilómetros da chegada a Ourém também foi alcançado pelo grande grupo.
Sexta-feira, a 2.ª etapa liga Abrantes a Vila Franca de Xira, na distância de 177,3 quilómetros.