Liga MEO: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko triunfam no Porto

Surf Liga MEO: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko triunfam no Porto

SURF23.04.202322:27

Francisca Veselko e Vasco Ribeiro foram os vencedores do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, 2.ª etapa da Liga MEO Surf. Na Praia de Leça da Palmeira, venceram, na final, Gabriela Dinis e Joaquim Chaves, respetivamente. Ambos os surfistas ascendem à liderança do ranking do circuito nacional de surf em igualdade pontual com Gabriela Dinis e Guilherme Ribeiro, mas só Kika Veselko vestirá a licra amarela na próxima paragem, na Ericeira, em junho.

Vasco Ribeiro, autor da melhor onda do evento (8,60 pts), cinco delas no top 10, e dos três melhores scores combinados, alcançou a sexta vitória no Porto (primeira em 2011, então com 17 anos) ao superiorizar-se, na bateria final, com um combinado de 13,75 (7,75+6,00), a Joaquim Chaves (7,75), na sua primeira final da carreira. Alcança 16 triunfos em etapas e iguala o até agora “campeão”, João Antunes, pai de Afonso Antunes.

«Uma vitória especial. Foram meses difíceis, sabe bem. Perdi (a alegria) ao longo dos anos, agora estou bem», disse, telegraficamente, aos microfones da Sport TV. Termina a 2.ª etapa com 1610 pontos, os mesmos de Guilherme Ribeiro, campeão em título, surfista que face aos regulamentos da Liga MEO preserva a licra amarela, conquistada no Figueira Pro.

Numa reedição da final do Figueira Pro, no arranque da temporada da competição que atribui os títulos de campeões nacionais, Kika Veselko (14,05 pontos em 20 possíveis), após terminar todas as baterias em 1.º lugar, bateu Gabriela Dinis (3,70 pts). Estreia-se a ganhar no Porto, ascende ao topo do ranking, com 1860 pontos (iguala Gabriela Dinis) e vestirá a licra amarela (desempate favorável face aos confrontos diretos entre ambas as surfistas).

«No ano passado fiquei em segundo, agora ganhei», disse Francisca Veselko, detentora das três notas mais altas no feminino (7,80 pts, 7,35 pts e 7,25 pts). «Este era o meu último treino antes de ir para o Challenger Series (CS) e dei tudo», rematou já a pensar na viagem para a Austrália onde participará, a partir de 6 de maio, no arranque do CS, circuito de acesso ao Championship Tour (CT), prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL), onde será acompanhada por Carolina Mendes e Teresa Bonvalot, ambas eliminadas nas meias-finais por Gabi, campeã nacional júnior e Kika Veselko, campeã mundial júnior.