Kikas: «Estou feliz! Voltei ao Tour, que era o objetivo»
Aos 31 anos, Frederico garantiu, esta segunda-feira no Brasil, que em 2024 voltará a competir entre a elite mundial do surf.
Frederico Morais qualificou-se, esta segunda-feira, para o Championship Tour 2024 (CT). O surfista português, de 31 anos, regressa, pela segunda vez na carreira, ao Circuito Mundial e competirá pela terceira na 1.ª divisão do surf internacional.
O objetivo ficou concretizado quando, hoje, Kikas passou aos oitavos de final do Corona Saquarema Pro, última etapa do Challenger Series a decorrer no Rio de Janeiro, o que lhe permitiu assegurar, de imediato, um lugar entre os 10 primeiros do ranking CS e, consequentemente, uma das oito vagas ainda em aberto para qualificação para o CT 2024. Isto depois de Jacob Willcox (Aus) e Cole Houshmand (EUA) já terem garantido o seu lugar entre a elite.
«Estou feliz! Voltei ao Tour, que era o objetivo», disse Frederico Morais, em declarações ao site da WSL (Liga Mundial de Surf). «Foi muito trabalho, muito confiança em mim, quando cai no cut foram tempos difíceis, ter a vontade de fazer tudo outra vez», recordou, antes de fazer um agradecimento sui generis pela conquista. «Agradecer a mim por acreditar em mim e se acreditas em ti tudo é possível», exclamou.
«Este é um momento especial para mim, família, mulher, amigos e Portugal. Apoiamo-nos nos melhores e piores momentos», rematou. «Agora é trabalhar duro, acreditar, querer mais e trabalhar mais que outros. Saí, voltei… é continuar a trabalhar e viver mais vitórias e derrotas nesta vida de surfista que adoro», finalizou.
O segundo lugar (13,64 pontos) na bateria 8 da ronda 32 e passagem aos oitavos da etapa brasileira do CS apanhou o surfista de Cascais surpreendido. «Nem fazia ideia se passasse estaria qualificado. Até foi melhor. Dei um abraço ao meu treinador [Richard Dog Marsh], com quem trabalho há 15 anos e é um segundo pai», disse.
Número 3 do ranking, Frederico Morais defrontará na ronda 16 o francês Marco Mignot (20.º). Na pior das hipóteses, se for eliminado, termina em 9.º lugar, um resultado que na soma das quatro melhores etapas do CS (5.º classificado no Sydney Surp Pro, 2.º no Ballito Pro e 9.º no EDP Ericeira Pro) assegura-lhe a presença no circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL).
Morais cumprirá desta forma a quarta temporada no World Championhsip Tour. Estreou-se em 2017 e findou a época de estreia em 13.º. Na seguinte, concluiu temporada em 22.º do ranking.
Em 2019 fez o circuito de qualificação e requalificou-se para o CT 2020, ano em que a pandemia do COVID-19 interrompeu todos os circuitos da WSL. Terminou em 10.º do ranking em 2021, a sua melhor classificação no WSL, para depois cair no cut na temporada seguinte.
Não se requalificou (25.º) e disputou o Challenger Series em 2022 sem conseguir regressar ao CT.
Kika Veselko na ronda 16
A portuguesa Francisca Veselko (16.ª ranking CS) avançou esta terça-feira para a ronda de 16 do Saquarema Pro, enquanto Carolina Mendes e Teresa Bonvalot foram eliminadas na ronda 32 e despediram da etapa brasileira com um 25.º lugar.
A atual campeã mundial júnior WSL, Kika Veselko (8,93 pontos) terminou na segunda posição atrás da australiana Sally Fitzgibbons (14,67). Na segunda bateria dos oitavos de final, Veselko vai defrontar a francesa Vahine Fierro (9.ª do ranking CS), na luta por uma das quatro vagas de acesso ao Championship Tour 2024.