Jogos Paris-2024: Hopkins a abrir, Bonvalot a fechar

Jogos Paris-2024: Hopkins a abrir, Bonvalot a fechar

SURF29.05.202418:35

Pentacampeã mundial e medalha de ouro de surf em Tóquio-2020 no caminho de Teresa Bonvalot. Yolanda enfrenta 4.ª classificada.

Já é conhecido o alinhamento dos surfistas para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Na competição feminina, Yolanda Hopkins abre as hostilidades e Teresa Bonvalot fecha a ronda 1 da prova de surf que se realiza em Teahupo’o, Taiti, a 16 mil km da capital francesa, e que decorrerá entre 27 de julho e 8 de agosto.

 Yolanda Hopkins, 25 anos, bicampeã europeia da WSL que irá disputar os segundos Jogos da carreira após ter sido 5.ª classificada em Toquio-2020, terá como adversárias no heat 1, a norte-americana Caroline Marks, surfista do CT, circuito de elite da Liga Mundial de Sul (WSL), também ela repetente nos Jogos (4.ª classificada) e a sul-africana Sara Baum, 29 anos.

 A Teresa Bonvalot, 24, espera uma bateria mais difícil. A tetracampeã nacional e igualmente repetente nos Jogos depois de ter sido 9.ª no Japão, fecha o dia perante a veterana americana Carissa Moore, medalha de ouro olímpica e cinco vezes campeã mundial do CT, circuito do qual se retirou esta temporada para preparar o maior evento do mundo, e a japonesa Shino Matsuda.

 A primeira classificada de cada heat passa diretamente para a ronda 3. As outras duas terão nova oportunidade de continuarem a lutar pelas medalhas na ronda 2, num duelo women-on-women da qual só uma seguirá em frente.

 Em comunicado, a Associação Internacional de Surf (ISA) recomenda aos 48 surfistas, 24 homens e 24 mulheres, a utilização de capacete nas esquerdas tubulares de Teahupo’o que nascem por cima do coral desta praia na Polinésia Francesa, no Pacífico.

 Recorde-se que Portugal não terá representante na prova masculina. Frederico Morais não conseguiu vaga para Paris-2024 depois de ter falhado Tóquio-2020 devido a ter ficado infetado com covid-19 antes da partida para o Japão, na estreia do surf como modalidade olímpica.