Ciclismo João Almeida solidifica liderança da UAE-Team Emirates
A vitória de João Almeida na 16.ª etapa da Volta à Itália solidificou a UAE-Team Emirates como a equipa mais vitoriosa na presente temporada, com 28 primeiros, 10 segundos e 17 terceiros lugares, seguida da Soudal-Quick Step, com 26 - 22 - 11, Jumbo-Visma, com 24 - 14 - 8, EF Education-EasyPost, com 16 - 12 - 15, fechando as melhores cinco a Ineos-Grenadiers, com 13 - 18 - 12.
Tadej Pogaçar é o ciclista com mais sucessos na equipa asiática, com 12 primeiros e um terceiro lugar, seguido de Adam Yates, com três primeiros e quatro terceiros lugares, Jay Vine, com dois primeiros, dois segundos e um terceiro. João Almeida regista à data, um primeiro, dois segundos e quatro terceiros lugares, sendo o quarto ciclista mais valioso da equipa asiática.
Nas formações WorldTeams nas quais existem corredores portugueses, a Cofidis de André Carvalho, soma 11 primeiros, 6 segundos e 8 terceiros e Movistar de Nelson Oliveira e Rúben Guerreio, regista 10 primeiros, 13 segundos e 8 terceiros. Rúben Guerreiro é o terceiro ciclista que mais contribuiu, com dois primeiros, dois segundos e um terceiro lugar, atrás de Fernando Gaviria (2 - 3 – 2) e Matteo Jorgenson, com 2 - 3 - 0.
Rui Costa, com três primeiros, um segundo e um terceiro lugares, é o ciclista que mais vitorioso da Intermarché-Circus-Wanty, que conseguiu 10 primeiros, 8 segundos e sete terceiros lugares desde o início da época.
Nas 18 ProTeams que fazem parte do pelotão, os australianos da Bolton Equities Black Spoke lideram com 10 primeiros, 9 segundos e 9 terceiros lugares, seguem-se Green Project-Bardiani CSF-Faizané, com 7 - 11 - 8, Uno-X, com 7 - 5 - 5, Lotto-Dstny, com 6 - 15 -11, fechando o grupo das cinco melhores TotalEnergies, com 6 - 9 - 10.
Nas equipas espanholas que habitualmente correm em competições portuguesas, a Caja Rural-Seguros RGA ocupa a 7.ª posição, com 4 - 7 - 3 - Iuri Leitão com 2 vitórias, 2 segundos e um terceiro lugar é o segundo melhor da equipa de Navarra, atrás de Orluis Aular com 2 - 3 - 1 -, seguindo-se a Burgos-BH (4 - 2 - 3), Kern Pharma (1 - 2 - 2) e Euskaltel-Euskadi (0 - 0 - 1).
Burgos-BH e Caja Rural-Seguros RGA participam no próximo fim de semana no Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, prova internacional da categoria 2.2, que vai contar com seis equipas estrangeiras.