James Whelan reforça Glassdrive-Q8-Anicolor

Ciclismo James Whelan reforça Glassdrive-Q8-Anicolor

CICLISMO08.05.202323:29

James Whelan com 26 anos, natural de Melbourne na Austrália, assinou contrato com a Glassdrive-Q8-Anicolor até ao final da temporada, depois de ter representado a equipa EF Education-First entre 2018 e 2021.

Com características de trepador, Whelan venceu a Ronde Van Vlaanderen para sub 23 em 2018, ano em que foi segundo no Campeonato Nacional de fundo da categoria e segundo no Campeonato da Oceânia de fundo.

Em 2022, voltou a ser segundo no Campeonato Nacional de fundo desta vez como elite, atrás de Lucas Plapp (Ineos-Grenadiers) e venceu a geral e uma etapa no Santos Festival do Ciclismo, prova nacional que substituiu o Tour Down Under que não se realizou devido à pandemia.

«Estou muito grato por estar de volta às corridas profissionais com a Glassdrive-Q8-Anicolor. Será emocionante correr no novo ambiente, com uma equipa europeia apaixonada e bem sucedida. Tenho alguns assuntos que deixei em aberto no ciclismo profissional e mal posso esperar para alcançar grandes resultados. As estradas com montanha de Portugal e Espanha encaixam-se nas minhas caraterísticas, esses percursos vão proporcionar uma oportunidade emocionante para promover a minha carreira como corredor profissional», declarou o ciclista à assessoria de imprensa da equipa, à qual o diretor desportivo, Ruben Pereira, acrescentou:

«James Whelan é um corredor jovem e que esteve durante cinco anos a correr no escalão do World Tour. É um trepador por natureza e como tem experiência no pelotão internacional, pode também acrescentar muito à nossa equipa, onde poderá ter um papel bastante importante na ajuda aos nossos lideres, inclusive em alguma corrida poderá assumir-se como líder e ter a sua oportunidade.»

James Whelan foi vitima de uma queda em 2021, no decorrer da 3.ª etapa da  Volta ao País Basco, que o manteve fora das competições durante algum tempo. Regressou na fase final da temporada, competiu durante oito dias e desistiu em cinco, finalizando Coppa Sabatini (34.º), Giro dell’Emilia (41.º) e Coppa Bernocchi (78.º).

Em 2022 correu pelo Team BridgeLane, equipa Continental australiana, registou 22 dias de corrida os melhores resultados foram; 1.º lugar na geral e uma etapa no Santos Festival do Ciclismo, 2.º Campeonato Nacional de fundo e 4.º na geral no Tour de Gippsland.

Na presente temporada e pela Hawthorn Cycling Club, equipa amadora da Austrália, regista seis dias de competição, foi 2.º na Cursa Festes del Tura-Olot, 3.º no Trofeo Joan Escola, ambas em Espanha e 9.º classificado no Campeonato Nacional de Fundo a 8 segundos de Lucas Plapp que se sagrou de novo campeão nacional de fundo, seguido de Simon Clarke (Israel) e Michael Matthews (Jayco-Alula) que completaram o pódio.