Bilhar Inédito: 'dobradinha' para o SC Braga no Pool feminino
Inédito: com uma equipa constituída por Sara Rocha, Ana Oliveira, Marlene Pereira e Kristina Zlateva, o SC Braga sagrou-se, pela primeira vez na história, campeão nacional de Pool Feminino por Equipas 2022/23, conseguindo a ‘dobradinha’ (já tinham vencido a Taça de Portugal) nas competições, que decorreram no Hotel das Termas da Curia (Anadia) e no Hotel das Termas do Bicanho (Soure).
As ‘guerreiras’ venceram os quatros jogos desta fase final do campeonato, tendo derrotado na final o Clube de Bilhar Pool Master, por 2-0. Antes, haviam vencido, sempre pela mesma margem (2-0), de rajada, o Sporting, o Club Azambujense, Bolas Virtuais e CB Pool Master (Águas Santas, Maia).
Antes, as minhotas tinham arrebatado a Taça de Portugal, ao vencerem o Sporting por 2-0 nas meias-finais e o Bolas Virtuais, pelo mesmo resultado (2-0).
Em termos individuais, Vânia Oliveira Franco (Vianense) conquistou na sexta-feira e sábado a ‘dobradinha’, Taça de Portugal e Campeonato Nacional 2022/23 no Pool Feminino.
Já no Pool Português (PT), Taça de Portugal por Equipas de 2022/23 para o P. Ferreira, com um quarteto composto por Américo Francisco, João Grilo, Bruno Bernardo e João Barbosa, que, na final, e numa final 100 por cento com atletas dos ‘castores’, venceu a formação B do clube da capital do móvel - que integrava Emanuel Coelho, Arménio Nunes, Ricardo Dias e Sérgio Ferreira -, por 9-5.
No Pool Masculino, João Grilo (P. Ferreira) sagrou-se campeão nacional, ao bater na final Jonas Sousa (Boavista) por 8-6. A Taça de Portugal foi conquistada por Jonas Sousa (CCDT Eletricidade da Madeira), no Hotel das Termas do Bicanho, em Soure, ao vencer João Sousa (SC Braga) na final… e na ‘negra’: 8-7.
Quanto aos títulos individuais no Pool Português (Pool PT), decididos também nas Termas do Bicanho, título nacional de 2022/23 para o madeirense Miguel Silva (CCDT Eletricidade da Madeira), que venceu no duelo decisivo Bruno Fumega (Boavista), por 6-5. A Taça de Portugal de Pool PT de 2022/23 foi para Manuel Pereira (Académica de Coimbra), que venceu na final, e na ‘negra’ (6-5) João Grilo (P. Ferreira).
Na carambola (três tabelas), o FC Porto, que este domingo venceu a Taça da Europa de Clubes, no Dragão, já vencera sétima vez seguida o Campeonato Nacional, em 2022/23, e conseguira a ‘dobradinha’, com a vitória também na Taça de Portugal.
O quarteto dos dragões, composto pelo neerlandês Dick Jaspers, pelo sueco Torbjorn Blomdahl, por Rui Manuel Costa e José Miguel Soares derrotou o Sporting nas meias-finais (2-0) e o Centro Norton de Matos (Coimbra) na final (2-0). Um título a que juntara a Taça de Portugal: 3-1 ao Centro Norton de Matos (Coimbra) na final, após ter ganho 4-0 ao Sporting nas meias-finais.
Em termos individuais, título de campeão nacional de carambola 2022/23 para Rui Manuel Costa (FC Porto), que terminou a Fase Final – oito jogadores, todos a jogar contra todos - com 17 pontos, resultantes de cinco vitórias e duas derrotas nos sete encontros disputados.
O segundo lugar foi, em igualdade pontual (também 17 pontos), para Francisco Ferreira (Sporting), com Paulo Andrade (Centro Norton de Matos, Coimbra) a fechar o pódio: terceiro classificado, com 16 pontos. A Taça de Portugal 2022/23 da carambola foi para Mário Aranha (Boavista), que bateu Rui Manuel Costa (FC Porto) na final, por 3-2.
Títulos a que se juntam, no snooker o de Henrique Correia (Vianense) na Taça de Portugal e de Carlos Correia, neste dia também, campeão nacional 2022/23, no Hotel das Termas da Curia (Anadia).
Das provas da égide da FPB, falta apenas, em 2022/23, a Fase Final do Campeonato Nacional de Snooker por Equipas - bem como a Taça de Portugal por Equipas -, que se jogarão de sexta-feira a domingo, 14 a 16 do corrente mês, ainda no mesmo palco, com entrada livre a todos os interessados.