Gustavo Ribeiro e mais três nas qualificações de Skate para Paris-2024
Gustavo Ribeiro é o português mais bem cotado na vertente de 'street' (IMAGO/AFLOSPORT)

Gustavo Ribeiro e mais três nas qualificações de Skate para Paris-2024

MAIS DESPORTO11.03.202416:49

Gabriel Ribeiro junta-se ao irmão na categoria de 'street' e Thomas Augusto na de 'park'; Vanessa Marina insere-se na disciplina de 'breaking'; Evento vai ser separado em duas fases, a primeira em Xangai e a segunda em Budapeste

Portugal vai ter quatro representantes nos torneios de qualificação olímpica para Paris-2024 - os Olympic Qualifier Series -, sendo estes Gustavo Ribeiro, Gabriel Ribeiro, Thomas Augusto e Vanessa Marina.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) confirmou esta segunda-feira a presença dos quatro lusos, sendo que os irmãos Ribeiro estão inscritos na vertente de street, ao passo que Thomas Augusto participa na disciplina de park e Vanessa Marina no breaking.

Gabriel Ribeiro (IMAGO / ZUMA Wire)

As qualificações para as provas de street e park ficaram definidas com a conclusão da etapa do Dubai World Skatebording Tour, prova em que Gustavo terminou como vice-campeão mundial de street. Este resultado valeu a ascensão do português a terceiro lugar do ranking. O irmão não foi além do 42.º posto no evento, ao passo que Thomas Augusto foi 44.º, em park.

Quanto a Vanessa Marina, na categoria de breaking, a b-girl garantiu a presença no torneio por mérito de ser a 11.ª mais bem classificada da hierarquia de qualificação olímpica e junta-se a outras 39 para tentar segurar um lugar em Paris2024. Só as sete melhores conseguem apuramento para os Jogos.

Os Olympic Qualifier Series, que englobam ainda as modalidades de escalada desportiva e BMX Freestyle, serão divididos em dois eventos. O primeiro será disputado entre 16 e 19 de maio em Xangai e o segundo, decorrerá de 20 a 23 de junho, em Budapeste.

Refira-se que no que toca às provas olímpicas de skateboarding, juntando as competições masculina e feminina de street e park, um total de 88 skaters vão marcar presença, sendo que cada vertente é composta por 22. Acrescenta-se ainda o facto de cada país poder apenas levar no máximo três representantes por cada prova.