GP Beiras e Serra da Estrela: Burgos-BH venceu contrarrelógio em Gouveia

Ciclismo GP Beiras e Serra da Estrela: Burgos-BH venceu contrarrelógio em Gouveia

CICLISMO26.05.202313:58

O vento foi o principal adversário do contrarrelógio por equipas, disputado esta manhã entre Seia e Gouveia na distância de 15,8 km, no Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela.

Num percurso com inúmeras lombas e algumas acentuadas subidas, os espanhóis da Burgos-BH foram os mais rápidos na meta, mantendo ao longo do percurso uma perfeita sincronização, que lhes valeu o primeiro lugar com a vantagem de 4 segundos para a Glassdrive-Q-8-Anicolor e 5 segundos para a Efapel. Os espanhóis apostaram na tática de colocarem Mário Aparício, António Angulo e Óscar Pelegrí, a marcarem o ritmo na primeira parte do percurso e que foram descolando à medida que tinham a missão cumprida.

O quarteto formado por Pelayo Sanchez, António Fagundez, Daniel Navarro e Ander Okamina, com o conhecimento dos melhores tempos parciais das principais equipas, que pertenciam na altura à Glassdrive e Efapel, os homens de Ruben Pérez acabaram por ser os melhores na meta em Gouveia.

«O nosso objetivo neste grande prémio é discutir os primeiros lugares. No contrarrelógio fomos além do que tínhamos previsto e conseguimos bater os tempos das duas melhores equipas portuguesa (Glassdrive e Efapel). Sanchez Pelayo atravessa um bom momento e tem condições para manter a camisola amarela, embora nas chegadas planas as bonificações nos possam criar problemas, em virtude das diferenças serem muito pequenas», afirmou o diretor desportivo, Ruben Pérez.

Glassdirve-Q8-Anicolor e Efapel perfilam-se para discutir a geral com os espanhóis, numa competição em que a principal dificuldade surge na etapa de domingo em montanha, com passagem pelas Penhas da Saúde, Alto da Torre, Penhas Douradas e chegada à Guarda.  

No geral não existiram surpresas no contrarrelógio, a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho que registava um bom desempenho, acabou por perder tempo devido a uma queda de alguns ciclistas dentro de Gouveia e que penalizou a equipa de Américo Silva. A diferença de tempos entre as três primeiras equipas (Burgos, Glassdrive e Efapel) e as restantes é já significativo, tratando-se de uma corrida em que as bonificações poderão atenuar prejuízos, em virtude de as fugas dificilmente conseguirem concretizar-se.

Classificações

1.ª Etapa Seia – Gouveia 15,8 km (CRE)

1.ª ETAPA SEIA-GOUVEIA 15,8 KM (CRE)

1.ª Burgos-BH 22,21 m

média 42,416 km/h

2.ª Glassdrive-Q8-Anicolor a 4             

3.ª Efapel Cycling a 5 s                                         

4.ª AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense a 49 s      

5.ª Caja Rural-Seguros RGA a 51 s

6.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua a 56 s

7.ª Electro Hiper Europa a 1,16 m

8.ª Radio Popular-Paredes-Boavista a 1,22 m

9.ª ABRF Betão- Feirense a 1,25 m

10.ª Bai-Sicasal-Petro de Luanda  a 1,39 m

GERAL INDIVIDUAL

1.º Pelayo Sanchez (Esp/Burgos-BH) 22,21 m

2.º António Eric Fagundez (Uru/Burgos-BH) mt               

3.º Daniel Navarro (Esp/Burgos-BH) mt

4.º Ander Okamika (Esp/Burgos-BH) mt

5.º Artem Nych (Rus/Glassdrive-Q8-Anicolor) a 4 s

6.º Duarte Domingues (Por/Glasdrive-Q8-Anicolor) mt

7.º James Whelan (Aus/Glassdrive-Q8-Anicolor) mt        

8.º Frederico Figueiredo (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor) mt

9.º Joaquim Silva (Por/Efapel) a 5 s    

10.º Emanuel Duarte (Por/Efapel) mt

JUVENTUDE

1.º Duarte Domingues (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor)

EQUIPAS

1.ª Burgos-BH 22,21 m

2.ª Glassdrive-Q8-Anicolor a 4 s

3.ª Efapel Cycling a 5 s