Gigantes só medem forças nos Campeonatos do Mundo 

Ciclismo Gigantes só medem forças nos Campeonatos do Mundo 

CICLISMO25.04.202312:25

Nas últimas semanas os amantes do ciclismo tiveram o privilégio de ver um vencedor da Volta à França ganhar a Volta a Flandres, um campeão do mundo repetir a vitória na Liége-Bastogne-Liége e o campeão do mundo de ciclocrosse a ser primeiro na Milão - San Remo e Paris - Roubaix. 

Disputados quatro dos cinco monumentos do ciclismo, Milão - San Remo, Volta a Flandres, Paris - Roubaix e Liége-Bastogne-Liége, enquanto Il Lombardia só se vai correr a 7 de outubro, foi marcante a queda de Tadej Pogaçar que levou ao abandono na Liége-Bastogne-Liége, depois de ter sido o vencedor das emblemáticas Volta a Flandres, Amstel Gold Race e Fleche Wallonne. 

A lesão de Tadej Pogaçar, que se prevê possa recuperar dentro de cinco semanas, deixa no ar algumas dúvidas para a Volta à França que se inicia dentro de dois meses, no período de 1 a 23 de julho, pelo que o duelo com Jonas Vingegaard constitui por enquanto uma incerteza.

Os seis nomes sonantes do ciclismo passam por Tadej Pogaçar (UAE-Team Emirates), Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), Primoz Roglic (Jumbo-Visma), Wout Van Aert (Jumbo-Visma) e Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Deceuninck). Feitas as contas da temporada, ficou por concretizar o duelo entre Evenepoel e Pogaçar em Liége, pelo abandono forçado do esloveno e entre Van Aert e Van Der Poel no Paris - Roubaix devido a um furo na roda dianteira do ciclista belga. 

Pogaçar, Van Aert e Van Der Poel apenas competirem juntos por três vezes, Milão - San Remo, E3 Harelbeke e Volta a Flandres. Pogaçar e Vingegaard apenas se enfrentaram no Paris - Nice, Pogaçar e Roglic ainda não competiram entre si, Roglic e Evenepoel fizeram-no na Volta à Catalunha. O resumo refere-se unicamente aos seis grandes, pelo qual a única possibilidade de competirem todos juntos só poderá acontecer nos Campeonatos do Mundo que vão decorrer de 3 a 13 de agosto em Glasgow. A curto prazo o duelo que promete será entre Evenepoel e Roglic na Volta à Itália, onde estará João Almeida a lutar pelos lugares do pódio.

Recuperando os calendários previstos, Tadej Pogaçar a recuperar da fratura do escafoide no braço esquerdo, vai descartar a Volta à Eslovénia de 14 a 18 de junho e que venceu o ano passado, mantendo como objetivo a Volta à França e mundiais. Jonas Vingegaard vencedor em 2022 da Volta à França, vai defender o título depois de participar no Dauphiné Libéré de 4 a 11 de junho, admite correr os Campeonatos do Mundo depois de, por opção, não ter participado no último ano, situação que não foi do agrado da federação da Dinamarca. 

Remco Evenepoel vai estar na Volta à Itália de 6 a 28 de maio, faz parte do seu programa a Clássica de San Sebastian em 29 de julho, Campeonatos do Mundo e Il Lombardia, a hipótese de estar na Volta à Espanha que venceu o ano passado é uma possibilidade que não se encontra totalmente colocada de parte.  

Primoz Roglic mantém a aposta na Volta à Itália e na Volta à Espanha, correu por duas vezes o Giro onde foi terceiro em 2019, atrás de Richard Carapaz e Vincenzo Nibali e venceu por três vezes a Vuelta em 2019, 2020 e 2021, termina a época nos mundiais. 

Wout Van Aert tem como objetivo vencer etapas e conquistar de novo camisola verde dos pontos na Volta à França, antes vai correr a Volta à Suíça de 11 a 18 de junho, na sua agenda consta os Campeonatos do Mundo e o Tour Benelux de 23 a 27 de agosto. 

Mathieu Van Der Poel tem um programa que inclui a Volta à Suíça, Volta à França e mundiais, a partir de meados de agosto não deverá competir até final da temporada, pretende iniciar a preparação de inverno do ciclocrosse mais cedo, por ter como objetivo participar nos Jogos Olímpicos Paris 2024. 

Finalizamos com João Almeida (UAE-Team Emirates), que se encontra a estagiar na Serra Nevada em Espanha até 1 de maio, onde prepara a Volta à Itália, tem a Volta à Espanha de 26 de agosto e 17 de setembro no seu programa, seguindo-se os Campeonatos do Mundo, em dúvida está a presença nos Campeonatos da Europa que se vão disputar em Drenthe nos Países Baixos de 20 a 24 de setembro.