Francisca Veselko vai ser primeira mulher no Capítulo Perfeito
Francisca Veselko e Nic Von Rupp (D.R.)

Francisca Veselko vai ser primeira mulher no Capítulo Perfeito

SURF09.01.202422:07

Primeira surfista a participar no evento de ondas tubulares graça à votação online; período de espera em Carcavelos até dia 9 de março

Francisca Veselko foi escolhida pelo público para entrar na 10.ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento de ondas tubulares em Carcavelos, Cascais, com prize-money de 40 mil euros e cujo período de espera decorre até 9 de março.

Em estreia absoluta do surf feminino na prova que se realiza no dia de melhor ondulação de inverno, a bicampeã nacional e ex-campeã mundial júnior WSL, recolheu as preferências da votação on line e foi um dos três surfistas nacionais, entre os sete nomeados, mais votados na categoria Open para entrar no evento.

Kika Veselko terá a companhia de Pedro Boonman, de Carcavelos e do jovem João Maria Mendonça, surfista algarvio que atingiu as meias-finais do mundial júnior (ISA World Junior Surfing Championship 2023) e foi 3.º no El Quemao Class, evento especial de tubos, realizado em Lanzarote, Espanha, no passado mês de dezembro.

Na categoria New Generation (sub-18), Salvador Vala, campeão nacional sub-18, mereceu igualmente os votos do público entre seis «nomeados».

Os quatro surfistas portugueses juntam-se aos cinco convidados internacionais, Balaram Stack, Nathan Florence, Rob Machado, Dylan Graves e Michael Februarye e aos seis ex-campeões do Capítulo Perfeito, Nic Von Rupp (2023, 2014 e 2013), Aritz Aramburu (2022 e 2016), Anthony Walsh (2022 e 2019), William Aliotti (2017-18), Bruno Santos (2015) e Tiago Pires (2012), ambos com entrada direta.

A lista de 16 finalistas ficará completa com o wild-card reservado ao vencedor dos Trials presented by UF Carcavelos Parede, prova de triagem organizada em parceria com o Quinta dos Lombos (CRCQL), a decorrer esta quarta-feira em Carcavelos.  

Os surfistas portugueses não selecionados pelo público permanecem como substitutos, podendo ser chamados a competir de acordo com as preferências do público (respeitando a votação) no caso de desistências quando for feita a chamada oficial para a prova. Joaquim Chaves, Miguel Blanco, Luís Perloiro e João Guedes (categoria Open) e Martim Fortes, Jaime Veselko, Simão Prazeres, Matias Canhoto e Salvador Catarino (New Generation) permanecem em alerta de chamada.