Fotos: Wout van Aert derrota a lama e vence no ciclocrosse
Belga da Jumbo-Visma regressa ao ciclocrosse com vitória sobre concorrência modesta
Wout van Aert regressou ao ciclocrosse, estreando-se esta temporada, e desde logo… venceu!
O corredor da Jumbo-Visma foi o primeiro dos chamados três grandes do ciclocrosse, com Mathieu van der Poel e Tom Pidcock, a arrancar em 2023/24 e aproveitou a oportunidade contra concorrência modesta para vencer o Exact Crosse em Essen, na Bélgica, com uma enorme vantagem.
O início da corrida revelou-se complicado para o belga, que teve algumas dificuldades nas secções técnicas e lamacentas, mas após isso rapidamente deu a perceber que controlava as operações, adiando o golpe. Deu-o na volta 4. O tricampeão do mundo (2016, 17 e 18) acelerou e não teve resposta, arrancando irresistível para uma folgada vitória, com mais de um minutos de vantagem.
«Diverti-me imenso. Foi extremamente duro, as condições tornaram-se cada vez mais difíceis. Por isso, não era evidente manter o ritmo», disse Van Aert após a corrida.
«Comecei de forma cautelosa. Fizemos uma primeira volta rápida, pelo que rapidamente se tornou evidente que alguns homens estavam a fazer asneiras. Depois procurei áreas onde pudesse fazer a diferença. Fiz isso depois de ver qual era o nível e quem era forte».