Ciclismo Filomena Paulo com pena agravada até 2025
A ciclista Filomena Paulo, com 53 anos, da categoria masters com vários títulos nacionais de BTT no seu palmarés, foi suspensa pela terceira vez pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).
A primeira suspensão pelo período de dois anos deveu-se a um caso de doping em 2019, por ter dado positivo com metandienona (esteroide anabolizante e androgénico que aumenta a massa muscular).
Quando se encontrava a cumprir a pena participou numa competição desportiva, sendo-lhe aplicado mais dois anos entre 11 de abril de 2022 e 21 de maio de 2023.
Em junho do ano passado decidiu inscrever-se e competir na Epic Race Pontevedra, prova na qual acabaria por ser expulsa pelos organizadores no decorrer da competição.
Segundo a lista de suspensões da ADoP, Filomena Paulo encontra-se suspensa até 21 de maio de 2025, por «duas participações em competição desportiva durante o cumprimento de período de suspensão.»
A atleta natural de A-Dos-Cunhados cumpre a pena de suspensão de seis anos, divididos por três períodos de dois anos, entre 25 de setembro de 2019 e 21 de maio de 2025.
Além de um resultado adverso por doping, a atleta ignorou por duas vezes os regulamentos, a suspensão também se encontra referenciada na página da UCI.