Filipe Toledo fala sobre a depressão: «Não somos máquinas»

Filipe Toledo fala sobre a depressão: «Não somos máquinas»

SURF24.09.202418:34

Bicampeão mundial de surf fez pausa na carreira e, agora, promete voltar com tudo em 2025

Filipe Toledo, 29 anos, afastou-se do circuito mundial da WSL no início deste ano para tratar da saúde mental e, em entrevista ao Globo Esporte, o bicampeão (2022 e 2023) da modalidade diz-se recuperado, prometendo o regresso no próximo ano.

«Acho que é primordial mostrar ao Mundo que o ser humano não é uma máquina. Não somos máquinas. Somos humanos e passamos por isto. Eu não queria falar, não queria fazer terapia, só queria ficar em casa, mas fiz força para me tratar. Hoje estou bem, vejo os meus filhos crescerem e amadureci para entender tudo isto», disse o brasileiro, que está na ‘alta roda’ do surf desde 2014.

De forma aberta, ‘Filipinho’ recordou os primeiros sinais de que a saúde mental não estava a 100%.

«Aconteceram no início de 2019. Essa época foi de muita oscilação, comecei a detetar alguns sintomas e no final desse ano cheguei a um lugar onde jamais imaginaria poder estar. São muitos anos de profissional, com muito trabalho, muita cobrança dos patrocinadores, estando pouca em casa e sem ver os meus filhos… Foi aí que percebi que tinha de me cuidar», lembrou, sublinhando estar preparado para voltar em força daqui a uns meses. «Agora, estou tranquilo e o plano era este, descansar um ano e voltar em 2025. Segue tudo igual, estarei de volta no início do ano, preparado e treinado para o regresso.»