Volta a Espanha Evenepoel vence e conquista 'vermelha', João Almeida com os melhores
O belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) venceu esta segunda-feira a terceira etapa da Volta a Espanha, com final em Arinsal, Andorra, com a extensão de 158,5 quilómetros e que coincidiu com uma contagem de montanha de 1.ª categoria.
O vencedor da edição de 2022 da Vuelta impôs-se a Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), ganhador da Volta a França este ano, e conquista a camisola vermelha. Evenepoel, após cortar a meta, colidiu com uma jornalista, caiu e feriu-se no sobrolho.
A aceleração de Evenepoel para a vitória foi tão forte, que após cortar a linha de chegada não conseguiu evitar a colisão com uma repórter e subsequente queda, de que resultou um ferimento num sobrolho.
«A pessoa estava a apenas 50 metros da meta... Já é o terceiro dia consecutivo que alguma coisa me acontece nesta Vuelta, estou que nem posso!», afirmou o jovem belga, depois de limpar o rosto ensanguentado. «Mas é a vida, o que importa é que está tudo bem e amanhã [hoje] estarei na corrida», continuou, para concluir com a análise ao seu triunfo.
«Foi muito bom vencer esta etapa em Andorra, senti-me muito bem na última subida, o que é indicador de que a minha preparação foi correta», acrescentou Evenepoel.
João Almeida (UAE Emirates) concluiu a etapa, a primeira de montanha na corrida espanhola, na 9.ª posição, a um segundo de Remco Evenepoel e ocupa a 13.ª posição da classificação geral, a 42 segundos do campeão mundial de contrarrelógio.
Nas contas da geral, o belga assume a camisola vermelha de líder, com cinco segundos de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e 11 para o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ), terceiro.
Na terça-feira, a quarta etapa sai de Andorra la Vella e faz a caravana regressar a Espanha, após a primeira chegada em alto, através de 184,6 quilómetros que terminam em Tarragona.