Surf Esperanças intactas na luta pelo título europeu
Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes (surf open) e António Dantas e Raquel Bento, em longboard, apuraram-se para as rondas que antecedem as finais e estão a um passo da luta pelas medalhas no campeonato europeu de surf, a decorrer em Santa Cruz e cujas finais estão previstas para quinta-feira, um dia antes do fim do período de espera.
Uma possibilidade aberta, quer por via de apuramento direto (duas vagas), quer através de eventual repescagens, no dia em que Afonso Antunes e Érica Máximo se despediram da prova na terceira e quarta ronda de salvação, desfalcando a seleção nacional na luta pelo título europeu.
«Não estávamos à espera de perder dois surfistas nesta altura da prova, mas à exceção de Espanha, todos os candidatos ao título europeu perderam vários atletas», disse David Raimundo, selecionador nacional, citado num comunicado da Federação Portuguesa de Surf.
«Será decisivo quantos atletas conseguimos colocar nas finais. As nossas ambições permanecem intactas», assegurou o responsável da equipa portuguesa, provisoriamente na 2.ª posição do Europeu de seleções da European Surfing Federation (ESF) e coorganizado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Dos restantes selecionados em prova, Gabriela Dinis, que enfrentou Mafalda Lopes na ronda 4, caiu para as repescagens e Guilherme Fonseca continua o caminho alternativo para regressar ao quadro principal.