Surf «É uma treta.» Kelly Slater quase fora do Mundial
O icónico surfista americano Kelly Slater arrisca-se a não sobreviver às eliminatórias do Circuito Mundial de Surf, ocupando atualmente o 26º lugar na hierarquia. Para continuar na corrida ao título terá de ocupar pelo menos a 22.ª posição do ranking no final da próxima etapa (Margaret River Pro), a começar no dia 20 de abril, na Austrália.
«É uma treta [risos]. Tenho estado em quebra ao longo do último ano e não vou permanecer no tour se continuar a fazer isto», referiu o americano à «World Surf League», numa antevisão para a quinta etapa. A lenda do surf, de 51 anos, afirma também que ainda está a combater uma lesão feita na mesma etapa do Campeonato no ano anterior, que continua a afetar a sua prestação.
Com o corte 'mid-season' a aproximar-se, a etapa que se avizinha é decisiva para muitos surfistas do Championship Tour (CT), já que apenas os melhores 22 homens e 10 mulheres vão continuar na competição. A eliminatória ocorre a meio da época, que conta este ano com dez etapas, que percorrem os melhores destinos de surf do mundo.
Atualmente, o brasileiro João Chianca lidera o ranking com 25,490 pontos, destronando por pouco o australiano Jack Robinson, agora com 25,215 pontos. O brasileiro Filipe Toledo ocupa a terceira posição (22,160 pontos).
Molly Picklum lidera o ranking feminino, com 27,290 pontos, seguida por Tyler Wright, também australiana e vencedora da quarta etapa do CT (24,930 pontos). A veterana Carissa Moore, de 30 anos, desceu para o terceiro lugar da hierarquia, com 22,100 pontos. A jovem sensação Caitlin Simmers ocupa o quarto lugar, com apenas 17 anos e em estreia absoluta neste Campeonato, depois de uma exibição brilhante na etapa de Peniche.
Kelly Slater é considerado por muitos o melhor surfista de todos os tempos, detendo quase todos os recordes principais. Soma onze títulos mundiais e 55 vitórias na carreira, além de ser o campeão mundial mais novo e mais velho da história (conquistou o seu primeiro título mundial com apenas 20 anos e o último com 39).