Diogo Ribeiro não vai ao Europeu de Belgrado

Diogo Ribeiro não vai ao Europeu de Belgrado

NATAÇÃO24.05.202419:03

Quatro dos cinco nadadores que estão qualificados para os Jogos Paris-2024 abdicaram de competir na Sérvia para prepararem a competição olímpica. Só Camila Rebelo vai ao Euro.

O duas vezes campeão mundial Diogo Ribeiro (Benfica), assim como outros dois dos quatro nadadores de natação pura qualificados para os Jogos Paris-2024 – Miguel Nascimento (Benfica) e João Costa (V. Guimarães) - não vão ao Europeu de Belgrado, que se disputa entre 10 e 23 de junho, ou seja, cerca de um mês antes do torneio olímpico onde se irão estrear nuns Jogos.  

Os rumores já circulavam há algum tempo, até pelo plano de preparação dos qualificados para Paris-2024, que se encontram a estagiar em Espanha, e hoje foram confirmados pelo anuncio da convocatória publicada pela federação, onde entre os 11 atletas chamado para competirem na Sérvia, Camila Rebelo (Louzan), é a única pré-olímpica a deslocar-se a Belgrado, estando inscrita para os 200 costas. Distância na qual está qualificada para a capital francesa.

A acompanhá-la na equipa estão também Ana Rodrigues (ED Viana, 50 livres, 50 e 100 bruços), Francisca Martins (FOCA, 200, 400 e 800 livres) e o já olímpico em Tóquio-2020 Gabriel Lopes (Louzan , 200 estilos). Todos à procura da derradeira oportunidade de carimbarem o visto para Paris-2024.

Objetivo igualmente perseguido por outros nadadores, como os já olímpicos Francisco Santos (Sporting) e Tamila Holub (SC Braga), mas que irão apostar em meetings que se realizam na Europa no mesmo fim e semana do Euro.  

Também qualificada para Paris-2024, mas nos 10 km em águas abertas, Angélica André (FC Porto), que ainda esta sexta-feira de manhã foi 9.ª na Taça do Mundo de Golfo Aranci, também abdicou da presença non campeonato da Europa, sendo a especialidade representada por Diogo Cardoso (Sporting) e Mafalda Rosa (CN Rio Maior).

Quanto à natação artística, o destaque vai para as internacionais, mas ficaram à beira de irem aos Jogos, Cheila Vieira (GESL) e Maria Beatriz Gonçalves (GESL), em dueto técnico, a que se juntam Filipa Faria (GESLoures) em solo técnico e a estreia dos dueto livre misto Daniel Ascenso (GESL) e Filipa Faria (GESL).

Por fim, Luísa Fragoeiro Arco será a única representante nos saltos para a água nas provas de trampolim 3m e plataforma de 10 metros.