Démare vence Tour de Vendée no adeus de Peter Sagan

Démare vence Tour de Vendée no adeus de Peter Sagan

CICLISMO01.10.202319:37

António Carvalho, o sobrevivente da ABTFBetão-Feirense, terminou na 35 .ª posição

O francês Arnaud Démare (Arkéa) venceu ao sprint a 51.ª edição do Tour de Vendée, disputado entre Mouilleron-Saint-Germain e La Roche-sur-Yon na distância de 207,1 km, seguido de Paul Penhoet (Groupama) e Sandy Dujardin (TotalEnergies), à frente de um pelotão com 40 unidades onde figurava o eslovaco tricampeão mundial Peter Sagan, vencedor de 12 etapas no Tour, 4 na Vuelta e 2 no Giro, que colocou o fim à carreira em provas de estrada.

Foi a 94.ª vitória de Démare, que rescindiu o contrato com a equipa que terminava em 2025, para ingressar na nova formação denominada por Arkéa-B & B Hotels. Com os pontos obtidos Arnaud Démare, sagrou-se vencedor da Taça de França. 

A equipa portuguesa ABTF Betão-Feirense teve António Carvalho a concluir a prova na 35 .ª posição, a 1,20m de Arnaud Démare, com Francisco Pereira, Afonso Eulálio, Ivo Pinheiro, Fábio Oliveira e Tiano da Silva a integrarem os 36 ciclistas que não chegaram ao fim ao optaram pelo abandono. 

A corrida serviu de despedida de Peter Sagan (Total Energies), que realizou a última competição como profissional, ao longo da qual obteve 124 vitórias, que incluem três Mundiais (2015. 2016 e 2017), 12 etapas e sete camisolas verdes dos pontos na Volta à França, 12 etapas na Volta à Suíça, quatro na Volta à Espanha, sete no Tirreno – Adriático, três clássica Gent-Wevelgem e dois Grandes Prémios do Québec. Resultados que enriqueceram o palmarés de um dos mais prestigiados ciclistas do pelotão internacional nos ultimo anos.