Carolina Mendes apurada para Challenger

Surf Carolina Mendes apurada para Challenger

SURF06.04.202318:38

Carolina Mendes está apurada para o Challenger Series 2023, 2.ª divisão do surf mundial. Embora ainda sem confirmação oficial da Liga Mundial de Surf (WSL), a A BOLA sabe que Carol (4.ª do ranking europeu), 9.ª no Caparica Surf Fest, etapa final do Qualifying Series, junta-se a Yolanda Hopkins, coroada campeã europeia, Francisca Veselko (3.ª), campeã mundial júnior (wild-card para o CS) e Teresa Bonvalot, primeira suplente do Championship Tour (CT).

«Obviamente queria avançar mais na bateria», assumiu Carolina Mendes, na Praia do Paraíso, Almada, mas a ausência da fase do man on man das três concorrentes diretas abriu-lhe as portas do circuito de acesso ao CT, divisão de elite da WSL.

«O Challenger é um nível diferente, quero mostrar o meu potencial e representar Portugal no circuito internacional», disse. «Saber que somos pioneiras, a primeira a ganhar um europeu, a Kika campeã mundial, a Teresa quase a qualificar-se (CT), dá uma motivação especial, estamos num bom momento, temos quatro portuguesas (igual a 2022), o surf nacional está com bom nível», concluiu Carolina Mendes.

Mafalda Lopes, passou aos quartos de final, tal como Bonvalot, Yolanda e Veselko (melhor onda, 7 pontos, em 10 possíveis e maior score do evento, 17,53 pts).

No quadro masculino, Guilherme Ribeiro falhou a qualificação, Frederico Morais (tem garantido um lugar no Challenger Series) terminou em 25.º e Vasco Ribeiro recuperou a felicidade ao passar aos quartos. «A diferença é o que eu sinto e como me sinto. Hoje, desfruto e faço o que mais gosto, é um prazer gigante», confessou o atleta que ambiciona uma segunda vitória no QS (venceu Santa Cruz, em 2021). «Se assim não fosse, nem aparecia na sexta-feira.»