Campeões à espreita nos Açores
Teresa Bonvalot. Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Campeões à espreita nos Açores

SURF20.06.202411:45

Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes lideram ranking antes da quarta e penúltima etapa da Liga Meo que arranca sexta-feira

Tomás Fernandes e Teresa Bovalot vão aterrar em S. Miguel como lideres do ranking da Liga MEO Surf e a realidade é que o Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da competição, com início marcado sexta-feira, nos Açores, pode coroar os campeões nacionais. No ano passado, foram surfadas 916 ondas e ninguém conseguiu um 10 – Eduardo Fernandes foi o melhor com um 9 nos quartos – numa ronda em que triunfaram Joaquim Chaves e Francisca Veselko.

Mas, este ano, com quatro títulos nacionais no currículo – o primeiro conquistado há 10 anos – Teresa Bonvalot vai entrar nas ondas da Praia de Santa Bárbara, com fortes hipóteses de conseguir o quinto título nacional da carreira. Para a surfista repetir os feitos de 2014, 2015, 2020 e 2022, bastará alcançar o 3.º lugar, ou seja, chegar às meias-finais do Allianz Ribeira Grande Pro, uma vez que a principal perseguidora nestas contas, a campeã em título e atual número 2 do ranking, Francisca Veselko, não vai competir nesta etapa. «Em qualquer prova em que faça, entro sempre com tudo, para dar o meu melhor e o máximo. Não gosto de perder nem a feijões, por isso o objetivo é sempre vencer. Vou aproveitar esta etapa também para ir a um local que gosto muito e onde tenho ótimas memórias. A última vez que fui campeã nacional, em 2022, foi, precisamente, nos Açores. Vou tentar aproveitar ao máximo estes três dias de competição, tentando colocar em prática tudo o que tenho feito até aqui. Vou colocar todo o meu surf e garra dentro de água, para elevar ao máximo o nível», avisou Bonvalot.

Guilherme Ribeiro/Jorge Matreno/ANSurfistas

Entre os rapazes as contas não são tão fáceis e não será em vão que Kikas é o único surfista que conseguiu vencer aqui dois anos (2009 e 2022). O principal candidato ao triunfo é Tomás Fernandes que poderá fazer a festa se vencer a etapa e se Guilherme Ribeiro, atual número 2 do ranking, não chegar à final.

Se os títulos de campeões nacionais podem ou não ser conhecidos este fim de semana, já os campeões da Allianz Triple Crown serão seguramente encontados, uma vez que esta é a última das três paragens deste já histórico troféu. O ranking feminino é liderado também por Teresa Bonvalot, mas em masculinos há empate entre Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca.  «A etapa dos Açores marca a entrada na reta final do ano na Liga MEO Surf e também é a última etapa da Allianz Triple Crown, ou seja, é uma etapa que define muita coisa no que toca ao título nacional, mas também no que diz respeito aos vencedores deste sub-troféu que a Allianz nos dá a oportunidade de disputar. Por isso, estas disputas dão uma emoção extra à etapa. Nesta prova, tal como nas outras, vou continuar a focar-me no meu surf e em tudo o que consigo controlar. O cenário perfeito seria sair vencedor da etapa e também da Allianz Triple Crown», confessou Guilherme Fonseca.