Atletismo: Hélio Gomes e Mariana Machado campeões nacionais de estrada
Leão e bracarense recuperaram títulos conquistados em 2017 e 2021, respetivamente; coletivamente venceu o Sporting em masculinos e femininos
Hélio Gomes, do Sporting, e Mariana Machado, do SC Braga, sagraram-se, este domingo, campeões nacionais de estrada. Coletivamente, os leões venceram em masculinos e femininos.
A 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada tevê como palco Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto-2023. Na prova feminina, Mariana Machado conquistou o segundo título, depois de 2021, ao cumprir o trajeto em 33,28 minutos. Ana Ferreira (Sporting) foi segunda, a três segundos da vencedora, e Solange Jesus (Feirense), campeã no ano passado, subiu ao terceiro lugar do pódio com o registo de 33,38 minutos. Coletivamente, o Sporting renovou o título, com o Feirense no 2.º lugar e o SC Braga no 3.º.
Na prova masculina (também de 10 quilómetros), Hélio Gomes, do Sporting, conquistou, igualmente, o título nacional pela segunda vez – o primeiro foi em 2017. Este domingo, a prova foi ganha pelo queniano Vincent Rono, que correu ao serviço dos leões, com 28,52 minutos. Hélio foi 2.º (mas campeão nacional), com 29,00 m, seguido por Bernardo Rocha (Salgueiros), com 29,12 m, e Rui Pinto (Sporting), vencedor no ano passado, com 29,16 m. Coletivamente, e tal como em femininos, também em masculinos o Sporting renovou o título, superando SC Braga (2.º) e Salgueiros (3.º).
No escalão de sub-20, João Azevedo (Escola de Atletismo Rosa Oliveira) e Diana Fernandes (União Desportiva da Várzea) conquistaram os títulos nacionais do respetivo escalão, enquanto coletivamente a vitória sorriu ao Maia, em femininos, e ao Sporting, em masculinos.