Ciclismo Adam Yates assaltou a liderança na Romandia
A etapa rainha da Volta a Romandia com final em Thyon 2000, revolucionou por completo a classificação geral, com a UAE-Team Emirates a ter que avançar para o plano B com Adam Yates, que venceu a etapa e conquistou a camisola amarela.
Com a chuva a endurecer ainda mais a corrida com 161,6 km que incluíam cinco contagens de montanha, com duas de 1.ª cat., as decisões foram levadas para a subida final com a extensão 21 km.
A fuga de 10 ciclistas foi anulada a 11 km da meta, numa altura em que os candidatos à geral endureceram a corrida. Nelson Oliveira (Movistar) descolou a 9 km do final, para um quilometro mais adiante o camisola amarela Juan Ayuso (Emirates) também não aguentar o ritmo, finalizando com mais 3,28 m que o vencedor e descendo para a 17.ª posição.
«Sabia das dificuldades que nos esperavam, tinha luz verde para fazer a minha corrida, as sensações eram boas a subida muito longa e o mau tempo pioraram a situação. Os ataques partiram o pelotão em vários grupos e sem possibilidades de ir no da frente onde estava Jorgenson, meti o meu passo para chegar à meta com a missão cumprida. Não estive melhor nem pior do que esperava, até agora considero ter feito uma boa corrida», contou a A BOLA o ciclista da Movistar.
Com um grupo de 11 corredores na frente e com Ayuso atrasado, a UAE-Team Emirates avançou com Adam Yates, que lançou um poderoso ataque a 4,5 km do final, determinante para vencer a etapa e conquistar a camisola amarela com a vantagem de 19 segundos para Matteo Jorgenson (Movistar) e 27 segundos para Damiano Caruso (Bahrain, sentenciando a corrida que finaliza domingo em Genebra, com uma etapa teoricamente sem grandes dificuldades.
«Desde o início que dissemos que queríamos ajudar Ayuso para manter a camisola amarela o mais tempo possível. Fizemos tudo para o ajudar mas precisa de entrar em forma e quando me disse para eu avançar assumi o comando da etapa. A equipa está a andar muito forte, depois de uma queda na Volta à Catalunha estou aqui para vencer a geral», afirmou Adam Yates que registou a segunda vitória da temporada depois de ter vencido a ultima etapa na Volta aos Emirados Árabes Unidos.
CLASSIFICAÇÕES
4.ª ETAPA
SION-THYON 2000 161,6 KM
1.º Adam Yates (Gbr/Emirates) 4.40,41 h à média de 34,544 km/h
2.º Thibaut Pinot (Fra/Groupama) a 7 s
3.º Damiano Caruso (Ita/Bahrain) a 19 s
4.º Max Poole (Gbr/Team DSM) a 21 s
5.º Matteo Jorgenson (Usa/Movistar) a 21 s
33.º Nelson Oliveira (Por/Movistar) a 5,05 m
130.º Ivo Oliveira (Por/Emirates) a 38,21 m.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Adam Yates (Gbr/Emirates) 13.14,41 h
2.º Matteo Jorgenson (Usa/Movistar) a 19 s
3.º Damiano Caruso (Ita/Bahrain) a 27 s
4.º Max Poole (Gbr/team DSM) a 38 s
5.º Thibaut Pinot (Fra/Groupama) a 41 s
27.º Nelson Oliveira (Por/Movistar) a 5,07 m
111.º Ivo Oliveira (Por/Emirates) a 55,23 m.