Xavi sugere novo calendário de competições
Treinador quer acabar com excesso de jogos e viagens
O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, falou esta sexta-feira sobre uma proposta para um novo calendário competitivo na época, referindo que a FIFA já o tem em estudo.
Os campeonatos são constantemente interrompidos e muitos jogadores voltam aos clubes com lesões – como o caso de Gavi, que afeta diretamente o Barcelona-, algo já conhecido como o ‘vírus FIFA’. Xavi disse mesmo não ter nenhum problema com o selecionador Luis De la Fuente: «Não há nenhuma polémica. Não vejo um problema com a gestão do treinador, mas sim um problema de calendário. É um calendário muito exigente, além de ser uma lesão fortuita, um azar. É mesmo um excesso de jogos.»
Solução? «Bem, e penso que a FIFA já o está a estudar, seria haver 8 ou 9 meses seguidos nos clubes e depois quem tenha de ir à seleção, para qualificação de Euro ou Mundial, vai, um ou dois meses. Não é fácil tantas viagens todos os meses [como aconteceu em outubro e agora novembro], por exemplo Araujo (Uruguai) e Raphinha (Brasil) fizeram viagens de 13 ou 14 horas, quase não dormiram nem treinaram. E assim estão todas as equipas. A cada mês, mês e meio andam a viajar para América do Sul ou África. Assim se pouparia tempo em viagens: nove meses com o clube, dois com a seleção, um de férias. »