12 julho 2024, 16:44
Bruno Gaspar: «Queremos mais na Liga Conferência»
Lateral-direito aponta à entrada na competição europeia, após o falhanço na temporada passada; estágio de «muito trabalho»; plantel está a adaptar-se às ideias do novo treinador
Vitória de Guimarães com quatro triunfos na pré-época; Chucho Ramírez e José Bica brilham com golos; Rui Borges adota esquema 4x3x3
Ao longo da primeira parte da pré-época, o Vitória de Guimarães demonstrou sinais promissores na preparação para 2024/25, com quatro vitórias, sob a orientação do novo treinador Rui Borges. O clube vimaranense joga oficialmente em 25 de julho para a pré-eliminatória da Liga Conferência, portanto, o tempo urge em busca da perfeição, ou pelo menos, perto dela para ultrapassar o primeiro desafio da nova época.
12 julho 2024, 16:44
Lateral-direito aponta à entrada na competição europeia, após o falhanço na temporada passada; estágio de «muito trabalho»; plantel está a adaptar-se às ideias do novo treinador
O Vitória de Guimarães passou com distinção o primeiro teste, superando o Trofense por 2-1, com golos de Kaio César e Jota Silva. Neste encontro inaugural, o avançado Adrián Butzke sofreu uma entorse no pé esquerdo, mas a lesão não parece ser grave.
Contra o Portimonense, integrado no estágio no Algarve, o Vitória de Guimarães mostrou solidez defensiva e eficácia no ataque, vencendo por 2-0 com golos de Toni Borevkovic e Nuno Santos. Rui Borges optou por uma formação que incluiu Alberto Costa na lateral-direita e João Mendes à esquerda, enquanto Ricardo Mangas brilhou na ala.
No mesmo dia, os vimaranenses visitaram a Academia do Farense e aplicaram uma goleada por 6-1 sobre os sub-23 locais. José Bica destacou-se ao marcar dois golos, juntando-se a Marco Cruz, Nélson Oliveira, Tomás Ribeiro e Jota Silva na lista de marcadores.
13 julho 2024, 15:39
Chucho Ramírez foi a figura do encontro ao marcar os dois golos ao emblema inglês
No último compromisso na região sul, o Vitória de Guimarães defrontou o Middlesbrough, equipa da segunda divisão inglesa, e voltou a triunfar (2-0). Chucho Ramírez foi a figura do jogo ao marcar ambos os golos, com assistências de José Bica.
Os avançados Chucho Ramírez (ex-Nacional) e José Bica (ex-Marítimo) destacaram-se nestas primeiras quatro partidas. Dos 12 golos marcados, cinco foram da autoria dos dois reforços. O venezuelano destacou-se com três golos, demonstrando não apenas instinto goleador, mas também inteligência tática e habilidade para decidir os próximos jogos. José Bica também deixou a sua marca, contribuindo com dois golos, mostrando-se igualmente versátil tanto na finalização quanto na criação de oportunidades.
A pré-temporada permitiu a Rui Borges explorar e possivelmente definir o seu onze-tipo. Na época passada, o Vitória de Guimarães jogava preferencialmente num sistema em 3x5x2 - com algumas variantes de acordo com o adversário - dando prioridade a ter dois homens mais avançados. Desta vez, mesmo com quatro pontas de lança de raíz (Nélson Oliveira, Adrián Butzke, José Bica e Chucho Ramírez) e apenas dois extremos Kaio César e Jota Silva, Rui Borges vai apostar num sistema em 4x3x3, adaptando José Bica como extremo ou segundo avançado. Contudo, o reforço terá de esperar alguns jogos - e duplicar esforços nos treinos - para merecer a titularidade.
Desta forma, o desenho do onze do Vitória de Guimarães, para já, é o seguinte: Bruno Varela na baliza, com Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Mikel Villanueva e Ricardo Mangas a formarem uma linha defensiva de quatro elementos. No meio-campo, Manu Silva, Tiago Silva e Samu (atrás do ponta de lança) oferecem a criatividade e o controlo que Rui Borges procura. O ataque está entregue a Jota Silva, Nuno Santos e Chucho Ramírez, com o reforço venezuelano a competir com Nélson Oliveira pelo lugar na frente do ataque.
No Moreirense, Rui Borges jogava num sistema tático semelhante, contudo, mais parecido com um 4x2x3x1, algo que poderá acontecer no Vitória de Guimarães, recuando Jota Silva para as costas do ponta de lança ou apostando em José Bica para a mesma posição, continuando a oferecer o mesmo fulgor ofensivo, algo que será claramente a marca de Rui Borges no D. Afonso Henriques.
O próximo desafio da equipa de Guimarães será contra o Leixões, da Liga 2, num jogo de preparação à porta fechada, agendado para quarta-feira, na Academia do Vitória de Guimarães. No sábado, o clube apresentar-se-á oficialmente aos sócios num confronto contra o Rayo Vallecano, às 19h30, no Estádio D. Afonso Henriques.
O Vitória de Guimarães inicia a época 2024/25 oficialmente no dia 25 de julho, defrontando fora de casa o vencedor do confronto entre Floriana, de Malta, e Tre Penne, de São Marino, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.