VÍDEOS: Morita 'bisa' e Japão volta a golear no apuramento para o Mundial 2026
Médio do Sporting partilhou o estatuto de goleador da partida com Ayase Ueda, que também 'bisou' na vitória japonesa contra o Bahrain
O Japão soma e segue na última fase do apuramento asiático para o Mundial 2026. Em dois jogos, os japoneses já somaram duas vitórias e ambas de goleada. Depois dos 7-0 contra a China, a formação nipónica voltou a não dar hipóteses e venceu, por 5-0, o Bahrain, fora de portas.
O médio do Sporting, Morita, não só foi titular como foi também uma das figuras da partida. Porém, antes do jogador leonino começar a dar espetáculo, a figura ia sendo Ayase Ueda. O avançado do Feyenoord colocou a formação nipónica na dianteira com dois golos marcos aos 37 minutos, de penálti, e aos 47'. A partir daí, Ueda teve de dividir o estatuto de goleador com Morita.
O médio do Sporting combinou bem com o próprio Ueda e apareceu no interior da área do Bahrain para fazer o 3-0, aos 61 minutos.
O 'bis' do médio leonino chegou apenas três minutos depois. Com a defesa adversária completamente adormecida, Morita desviou para uma baliza deserta o passe de Mitoma. O recém-entrado, Koki Ogawa, fechou a goleada em 5-0 no minuto 81.
O Japão é, assim, líder isolado do Grupo C de qualificação asiática para o Mundial 2026. No mesmo grupo faz parte, ainda, a Arábia Saudita que, esta terça-feira, foi a Dalian vencer a China, por 2-1.
O empate contra a Indonésia no arranque da qualificação parecia ainda assombrar a formação saudita, que voltou a entrar em falso e permitiu que a China se colocasse em vantagem, com autogolo de Ali Lajami (14'), colega de Cristiano Ronaldo no Al Nassr.
Pouco tempo depois, os sauditas viram o caso muito mal parado com a expulsão de Kanno, mas acabaram por conseguir uma reviravolta magistral, com dois golos de Hassan Kadesh, aos 39 minutos e, em cima do apito final, aos 90'.
Quem não teve a mesma sorte foi a Austrália. Depois da surpreendente derrota contra o Bahrain, na ronda inaugural, os australianos não foram além do nulo na visita à Indonésia. A Austrália, que esteve no Mundial 2022, é, neste momento, penúltima classificada do Grupo C, com apenas um ponto.