V. Guimarães: West Ham aponta a Jota Silva
Jota Silva marca no V. Guimarães-Moreirense. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

V. Guimarães: West Ham aponta a Jota Silva

NACIONAL26.05.202421:30

Clube inglês está na linha da frente para negociar o avançado dos conquistadores; novo treinador, Julen Lopetegui, já terá dado o ‘ok’; Jota é o jogador mais cobiçado do plantel, após uma grande época

Depois de uma temporada de nível elevado, Jota Silva ganhou projeção e é, neste momento, o jogador mais cobiçado do plantel do Vitória de Guimarães. Aparentemente, o West Ham é o clube com maior interesse ou pelo menos com vontade de fechar uma possível compra com rapidez. Os relatos da imprensa inglesa referem mesmo que Julen Lopetegui, o novo treinador do emblema londrino, já terá dado o aval para que o clube avance com as negociações.

Primeiro, porque o plantel do West Ham necessita de reforços para o ataque, nomeadamente, para a posição de extremo e depois porque o treinador espanhol esteve atento ao desenvolvimento de Jota Silva ao longo da temporada. Mesmo com o interesse de clubes nacionais, como Benfica e Sporting, para já é o West Ham que tenta levar já o internacional português para a Premier League.

Aliás, os ecos ingleses referem mesmo que um investimento a rondar os 15 milhões de euros não seria descabido, tendo em conta a margem de progressão do avançado luso e a forma que apresentou ao longo da época. Apenas colocam uma questão que passa pelo facto da adaptação de Jota ao ritmo do futebol inglês, mas também salientam que se trata de um jogador muito versátil e polivalente.

O avançado, de 24 anos, fez a melhor temporada da carreira, com quinze golos e sete assistências e valorizou bastante. No início da época a sua cotação, segundo a plataforma ‘Transfermarkt’ estava em 1,5 M€ e agora está nos cinco milhões. A cláusula de rescisão está fixada nos 20 M€ e, por isso, caso o West Ham apresente uma proposta de 15 é provável que o V. Guimarães aceite, já que o contrato de Jota Silva termina em junho de 2025, ou seja, caso não renove, em janeiro do próximo ano fica livre para assinar por qualquer clube.