Ucrânia leva a bola para casa, mas a Roménia leva os três pontos (crónica)
Os festejos da seleção romena (IMAGO / Revierfoto)

Roménia-Ucrânia, 3-0 Ucrânia leva a bola para casa, mas a Roménia leva os três pontos (crónica)

INTERNACIONAL17.06.202415:55

Ucranianos foram dominantes no que diz respeito a posse de bola, mas a eficácia da Roménia fez a diferença no resultado

Roménia e Ucrânia abriram as hostilidades do Grupo E do Euro 2024. A Allianz Arena, habitual casa do Bayern, foi palco do primeiro dos três jogos desta segunda-feira, que terminou com a vitória romena por 3-0.

Os minutos iniciais foram de grande intensidade no que diz respeito a aproximações à área contrária, mas a Ucrânia foi, aos poucos, conseguindo impôr o seu jogo. A equipa que, nesta partida, apresentou-se vestida de azul, ainda que não tenha conseguido criar grandes oportunidades, era dominante do que diz respeito à posse de bola.

Contudo, os romenos souberam como ninguém esperar pelo momento certo para ferirem o conjunto de Serhiy Rebrov.

Esse momento chegou à entrada da meia hora de jogo. Lunin, que foi titular na baliza ucraniana no lugar de Trubin, do Benfica, acusou a pressão e ofereceu a bola a Dennis Man, perto do limite da área. O jogador do Parma serviu o capitão Nicolae Stanciu que não pediu licença e marcou um golaço para abrir o marcador.

À entrada para o intervalo a vantagem era romena. Na segunda parte, a Ucrânia voltou a dominar na posse, mas não conseguia chegar com perigo à baliza de Nita. O conjunto de Edward Iordanescu agradeceu e, sem cerimónias, chegou ao 2-0.

Na sequência de uma transição rápida, a bola sobrou para Razvan Marin (53') que, do meio da rua, atirou para dilatar a vantagem romena. Foi um grande remate de Marin, mas, novamente, Lunin ficou mal na fotografia uma vez que a bola passou-lhe por baixo das mãos.

De rajada, a Roménia chegou ao 3-0. Naquilo que começou com um canto para os romenos na direita, Dennis Man, o autor da assistência para o primeiro golo, deixou a defesa ucraniana a andar aos papéis, cruzou para o coração da área onde estava Denis Dragus (57') que só precisou de encostar diante de uma baliza praticamente deserta.

O resultado não se alterou e, ainda que os ucranianos tenham terminado a partida com o dobro da posse de bola, os romenos são quem leva os três pontos para casa. Ainda esta segunda-feira, Bélgica e Eslováquia fecham a primeira jornada do Grupo E.