Troféu do Mundial de clubes em Lisboa a partir deste sábado
Pode ser visto na loja oficial do Benfica entre as 11 e as 12.30 horas
O troféu de vencedor do novo Mundial de clubes vai estar a partir deste sábado em Lisboa, cidade onde arranca uma volta ao mundo antes de regressar aos Estados Unidos. Com o Benfica como um dos 32 finalistas da primeira edição da prova, o troféu estará hoje em exposição na loja oficial do clube, no Estádio da Luz, entre as 11 e as 12.30 horas. Depois segue para Madrid, a seguir para Manchester, depois para o Porto – o FC Porto é outro dos finalistas – e passará por 29 cidades de 20 países durante 147 dias. A viagem de cinco meses culmina em Miami, a tempo do jogo inaugural da competição, entre Inter Miami e Al Ahly, a 14 de junho.
Na sexta-feira, em Nova Iorque, na icónica loja The Landmark, Tiffany & Co.’s Fifth Avenue (a Tiffany ajudou a desenhar o troféu), a FIFA organizou uma cerimónia de arranque do percurso, antes da partida para Lisboa. Gianni Infantino, presidente, e Mattias Grafstrom, secretário-geral, acolheram 200 convidados, numa festa que teve pequenos concertos de Robbie Williams e Alexis Ffrench.
«Este troféu é diferente de tudo o que existe no mundo do desporto. É uma joia, uma obra de arte, e vai ter uma viagem épica. E o Mundial de clubes é uma competição que desbrava novos caminhos e redefine o futebol global», prometeu Infantino.
No sorteio de dezembro, o FC Porto foi colocado no Grupo A, com Inter Miami, Al Ahly e Palmeiras, contra quem se estreia na prova, a 15 de junho. Já o Benfica faz o primeiro jogo contra o Boca Juniors, a 16 de junho, e defronta ainda Bayern e Auckland City no Grupo C.