Trincão: do renascimento à afirmação no Sporting
Francisco Trincão é um dos imprescindíveis para Rúben Amorim (Miguel Nunes)
Foto: IMAGO

Trincão: do renascimento à afirmação no Sporting

NACIONAL26.06.202406:45

Extremo foi verdadeiro ‘reforço’ de inverno, rubricando segunda volta de luxo; tornou-se titular indiscutível e é peça fulcral no esquema de Amorim; melhoria contratual em vista

Trincão já conheceu várias fases no Sporting. Chegou a Alvalade em 2022/2023, cedido pelo Barcelona, para relançar a carreira pela mão de um treinador que conhecia bem. No regresso a Portugal, de onde saiu, dois anos antes, do SC Braga para jogar na Catalunha — apesar da regularidade (42 jogos e três golos) não se conseguiu afirmar, teve ainda passagem pela Premier Leage, onde fez parte da armada lusa do Wolverhampton (30 jogos e três golos) —, cumpriu o seu papel. A par de Gonçalo Inácio, foi o jogador com mais jogos, 52 no total, marcou 13 golos e fez quatro assistências.

Na época passada fez uma primeira volta longe dos números da anterior, que lhe valeram muitos dedos apontados, com os adeptos a mostrarem constante desagrado, mas a mão firme de Rúben Amorim, que nunca o deixou cair e várias vezes o defendeu publicamente, foi âncora para que o extremo se tornasse num verdadeiro reforço de inverno. Isto porque a explosão de Trincão deu-se, essencialmente, na segunda metade da época, embora o ponto de viragem tenha acontecido em novembro, num jogo com o Farense, na fase de grupos da Taça da Liga, em que o camisola 17 foi titular e rubricou exibição convincente, assistindo Gyokeres para um dos quatro golos que o sueco marcou e cavando ainda uma grande penalidade.

O Trincão que havia impressionado no SC Braga renasceu e impôs-se no tridente ofensivo dos leões, relegando Edwards para o banco, tornando-se peça fulcral na conquista do título nacional, tendo terminado a época com estatuto de imprescindível para Amorim.

Adivinha-se que a nova temporada que está à porta seja de afirmação de Trincão de leão ao peito, com o Sporting a apontar ao bicampeonato, tendo ainda pela frente presença na Liga dos Campeões, prova onde os verdes e brancos querem fazer boa figura e, claro, é sempre uma montra (em janeiro o Marselha bateu à porta do Sporting, mas levou nega, com o esquerdino a ser apontado como inegociável).

Recorde-se que o extremo tem contrato com o emblema de Alvalade até 2027, com cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, sendo que o seu rendimento na nova temporada poderá ser merecedor de melhoria contratual.

Extremo desafia Ugarte a voltar ao Sporting

Através das redes sociais, Trincão tem partilhado alguns momentos das suas férias com a interação com outros jogadores a ser uma constante. Numa das suas publicações saltou à vista uma reação de Ugarte, que escreveu: «Não convidas...».

A resposta de Trincão não se fez esperar: «Convido-te a voltar a Lisboa, é o melhor». A partir daqui os adeptos leoninos entraram em euforia aplaudindo a sugestão de Trincão e incentivando o uruguaio a regressar ao Sporting, de onde se transferiu, na última época, para os franceses do PSG, sendo que nesta janela do mercado de transferências tem sido apontado ao Manchester United.