FC Porto Tomás Esteves a caminho do Pisa: os números do negócio
Tomás Esteves prepara-se para colocar um ponto final na ligação de 12 anos ao FC Porto, tendo conquistado a Youth League (2018/2019) e uma Liga (2019/2020). Termina o trajeto nos dragões de um dos mais promissores atletas daquela geração a atuar a lateral-direito, que no ano passado esteve cedido ao Pisa, emblema da Serie B de Itália e que o voltará a receber, agora a título definitivo.
Nesse empréstimo aos italianos estava prevista uma cláusula de opção de compra obrigatória, no valor de 5,5 milhões de euros, caso festejasse a promoção ao escalão principal. Esse objetivo não foi alcançado, mas também não esmoreceu o interesse do clube da Tuscânia em contratar Tomás Esteves, desenvolvendo-se negociações para a transferência que chegaram a estar ameaçadas depois do Pisa receber cedido Tommaso Barbieri, da Juventus, e pelos valores pretendidos pelo FC Porto.
O diálogo manteve-se e atingiu-se um acordo por um milhão de euros, mais um valor não conhecido por objetivos, isto com o Pisa a garantir apenas 70 por cento dos direitos económicos.